Pick to Light: O que é, Como funciona e Quando é Indicado?

pick to light
Por Thiago Schoba
30/09/21

Transformações e melhorias para otimizar a eficiência da cadeia produtiva da empresa estão sempre sendo implementadas. Entre essas novas formas está, portanto, a tecnologia do pick to light.

O sistema de pick to light, em constante expansão, se configura de forma simples e ao mesmo tempo robusta, sendo essencial para agilizar as operações de separação dentro do armazém.

Quem gere um negócio sabe bem como é importante acelerar todos os processos. Sendo assim, conhecer mais sobre o sistema pick to light é muito importante para isso. 

Nesse artigo, portanto, iremos trabalhar esse assunto, falando sobre como ele funciona, suas vantagens e melhores aplicações dentro do mercado. Boa leitura!

Pick to Light: O que é, Como funciona e Quando é Indicado? - Pick to Light: O que é, Como funciona e Quando é Indicado?

O que é o pick to light?

O pick to light é uma forma de tecnologia que busca melhorar a precisão e a eficiência da separação dos produtos. Esse sistema é desenvolvido para processos que exigem, principalmente, um alto nível de confiança da separação e montagem do kit na embalagem.

Como o pick to light funciona?

O pick to light é um sistema no qual cada compartimento de armazenagem utiliza uma luz indicadora e um display, além de uma tecla de confirmação. 

Sendo assim, no processo de separação, o operador é guiado pelas luzes e, com isso, dispensa-se o uso de listas em papel. Vamos falar como funciona cada etapa desse processo.

  1. Em primeiro lugar, os operadores irão ler os códigos de barras dos itens que estão presos a contêineres de armazenamento temporários e reutilizáveis;
  2. Depois, o display alfanumérico do sistema – no geral, luzes LED – irá acender, iluminando um caminho para guiar o operador até o local de armazenamento indicado. 
  3. No local, o sistema vai indicar quantos e quais itens devem ser retirados;
  4. Dessa forma, o operador saberá quais itens deve pegar para colocá-los no contêiner de armazenamento e pressionar um botão para confirmar a coleta;
  5. Esse processo se repete até o fim, de modo a iluminar cada setor de coleta até que todos os itens tenham sido coletados e colocados em seus respectivos recipientes de armazenamento.

A instalação do pick to light dentro de uma empresa acontece através de um computador de controle com interface para o sistema superior, o controlador de linha e um pick face por local de armazenamento.

Vantagens do sistema pick to light 

vantagens pick to light

Como se trata de um sistema que busca agilizar o processo de armazenamento, o pick to light apresenta uma série de vantagens que iremos falar agora.

Integração

Em primeiro lugar, trata-se de um sistema que permite maior integração. O pick to light permite que você o instale e o integra de diversos modelos, como, por exemplo:

  • Sistema autônomos;
  • Sistema de gerenciamento de armazém existente (WMS);
  • Planejamento de recursos empresariais (ERP);
  • Gestão da cadeia de abastecimento;
  • Demais sistemas host.

Desse modo, com sistemas mais avançados, você pode agregar o controle de itens a outras importantes tarefas, como é o caso da produção de relatórios de taxa de coleta, por exemplo.

Facilidade de uso

Outro ponto muito importante do pick to light é que ele é muito fácil de usar pelos trabalhadores. Isso reflete até mesmo na hora de ensinar a eles.

Diferente de treinamentos para a separação manual, que pode levar muitas horas, de acordo com o tamanho do armazém, o sistema pick-to-light, o treinamento pode levar menos de 1 hora.

A facilidade de uso também oferece outro benefício aos colaboradores: o ganho de tempo. Como a separação acontece sem o uso de papel, os operadores economizam tempo ao eliminar a etapa de folhear registros.

Redução de custos 

A redução de custos também é uma importante vantagem do sistema pick to light. Os métodos tradicionais de picking representam maiores custos nas operações intralogística.  

Isso acontece porque com essa automação, acontecem menos erros de separação. Dessa forma, há menos gastos desnecessários para a empresa também.

Maior eficiência

Por fim, a vantagem do pick to light está no seu maior objetivo: oferecer um aumento na eficiência do processo. Isso acontece porque esse sistema costuma ser aplicado também ao picking por zona.

Nesse contexto, cada selecionador trabalha em uma zona designada para diminuir os deslocamentos, reduzir o tempo e facilitar os processos.

Além disso, esse sistema também permite montar alguns sistemas em carrinhos móveis ou sistemas de transporte, desse modo, apenas um operador já é capaz de encher um pedido inteiro, por meio de várias zonas do seu armazém.

Em quais operações o pick to light é indicado?

pick to light quando indicado

O pick to light é ideal para toda operação que exige uma altíssima confiabilidade na hora da separação. Dessa forma, há uma série de setores da indústria que podem usufruir das vantagens desse sistema. São eles, por exemplo:

  • Varejo;
  • Venda direta;
  • E-commerce e catálogo;
  • Farmacêutico;
  • Produtos médicos;
  • Automotivo;
  • Saúde e beleza;
  • Distribuição de bebidas;
  • Mercearias e loja de conveniência;
  • Eletrônicos;

O pick-to-light, muitas vezes, acaba sendo indicado para operações que separam fracionados, como acontece no e-commerce.

Qual é a diferença entre Pick to Light e Put to Light?

Outra dúvida que pode surgir nesse processo é a diferença entre pick to light e put to light. De modo inverso ao que estamos falando aqui, o put to light diz respeito a entrada de mercadorias em uma empresa a partir de um método organizacional.

Os visores do put to light, portanto, irão orientar o operário de forma visual para onde se irá colar os artigos que compõem cada pedido. Desse modo, cada localização ou contentor atribuído a um pedido terá associado um visor luminoso.

Conclusão

Como podemos ver, o sistema pick to light oferece ganhos reais para uma empresa que quer melhorar seu sistema de operação e aumentar sua produtividade como um todo.

Pick to Light: O que é, Como funciona e Quando é Indicado? - Pick to Light: O que é, Como funciona e Quando é Indicado?

Postagens relacionadas