Máquina de selar embalagem industrial: conheça essa revolução

Máquina de selar embalagem industrial
Por Thiago Schoba
12/04/22

Os processos de picking e packing são essenciais para garantir o sucesso de um fluxo logístico. São os momentos finais na etapa de armazenagem, antes dos produtos irem para a fase de transporte.

Sucedem a estocagem e o recebimento de itens em um armazém ou um centro de distribuição. Para um bom picking, é preciso, sobretudo, conhecer bem o espaço e saber como está organizado. 

Para um bom packing, é fundamental contar com ferramentas que auxiliam na automação para embalar produtos, bem como contar com o apoio de máquinas de selar embalagens industriais para a finalização.

Com essas ferramentas bem integradas, é possível reduzir o tempo para esses processos e garantir menos erros. Todos saem ganhando e a cadeia é otimizada.

Saiba mais sobre as máquinas de selar embalagens e sobre seu impacto nos processos da cadeia logística.

O que é uma máquina de selar embalagem industrial?

Trata-se de uma máquina capaz de finalizar a preparação de produtos para envio, com a criação de selos que envelopam, protegem e fecham os itens. 

É uma ferramenta que automatiza a preparação dos itens, facilitando o processo. É diferente, portanto, do trabalho de selar manualmente.

No trabalho manual, há uma preocupação maior com a seleção da embalagem, preparação da etiqueta, inserção dos produtos, selo e cola da etiqueta. Todas essas etapas são separadas.

Em uma máquina, a seleção da embalagem e a impressão são feitas em um mesmo instante. Logo depois, você tem um produto sendo embalado, selado e etiquetado ao mesmo tempo.

Assim, é possível otimizar esse processo e garantir precisão.

Além disso, as máquinas facilitam a personalização dos produtos e asseguram compliance com as regras e normas. 

A impressora acoplada geralmente oferece diversos recursos, como impressão de códigos de barras e QR codes. Além disso, é possível integrar com o ERP para otimizar ainda mais o processo.

Vantagens de utilizar uma máquina de selar embalagem industrial

Agora, vamos entender as vantagens de contar com uma máquina de selar embalagens industriais.

Embale e sele seus produtos rapidamente: mais produtividade!

Um dos pontos, como vimos, é a melhoria nos indicadores de produtividade. Com processos manuais, você terá que passar por mais etapas separadas, sendo que todas são interrompidas e afetadas por distrações e cansaço humano. 

Com a automação, é possível escalar esse processo, aumentando a velocidade com as máquinas trabalhando e cooperando entre si. 

Desse modo, com o processo reduzido e com etapas sendo realizadas concomitantemente, é possível embalar e selar mais produtos por hora (cerca de 3 vezes mais do que uma empresa conseguiria manualmente).

Embale e sele diferentes tamanhos de produto

A flexibilidade é muito importante quando falamos em ferramentas para automatizar processos logísticos. Afinal, em um centro de distribuição mais geral, você dispõe de vários tipos de produtos e deve ser capaz de lidar com todos eles.

As máquinas de selar embalagens industriais auxiliam nessa questão com a capacidade de lidar com diferentes tipos e tamanhos, sempre com a mesma consistência. 

A integração com os ERPs favorece a personalização e o tratamento especial de cada tipo de produto. 

Cada vez mais segmentos vêm aderindo ao uso da máquina seladora

Outro ponto é a aplicação no mercado. Maquinas de selar embalagens ajudam em diversos segmentos, como agrícola, automotivo, têxtil, médico, construção civil e outros.

Papelarias, empresas do ramo odontológico e ortopédico e organizações de festas, são alguns dos clientes comuns que se beneficiam dessa automação.

Máquina de selar embalagem industrial

Consistência da operação

Outro ponto benefício é algo que é intrínseco à automação: a consistência. Por conta da padronização de operações, você conta com um processo sólido e consistente, que não varia demais nem perde em desempenho. Assim, é possível manter o cuidado com as demandas diariamente, bem como escalar a produção de forma segura.

A gestão ganha com maior visibilidade sobre os processos para antever situações e predizer se a companhia consegue lidar com demandas futuras. 

É possível administrar de forma inteligente a capacidade de embalar e selar produtos para uma logística eficiente e integrada. Assim, atende-se aos princípios da indústria 4.0.

Redução de custos

Evidentemente, se você tem automação, você tem redução de custos. As máquinas de selar permitem que você aloque pessoas para outras funções, dispense contratações novas e novos custos com pessoal e perca menos dinheiro com retrabalho e reparação de erros.

Picking e Packing: fique por dentro desses conceitos

Na noção de logística integrada e logística 4.0, os processos de picking e packing se tornam mais cruciais. Cresce a demanda pela automatização deles para que o fluxo se torne mais eficiente, ágil e preciso.

O picking é a tarefa de coletar os produtos e selecioná-los do armazém para a saída. Envolve buscar os itens certos em cada região do CD para colocá-los em um local específico para preparação.

Máquina de selar embalagem industrial

Já o packing representa o momento de embalar e selar de fato. É a preparação do produto para o transporte, para a movimentação. 

Ambos são complementares e consecutivos. Um bom packing precisa de um bom picking. Depois dos dois, você tem o produto pronto para mais uma etapa logística, rumo ao cliente final. 

Máquina de selar embalagem industrial: o packing otimizado e produtivo

Com as máquinas de selar embalagens industriais, você tem uma revolução no packing de produtos. É viável reduzir o tempo de embalagem e preparação do selo, com uma lógica inteligente que se adapta aos vários tipos de mercadoria. 

Como vimos, o fato de encurtar o processo e de realizar tarefas ao mesmo tempo, agiliza o packing e elimina erros. 

O picking também pode ser otimizado com o uso de automações

Ademais, também podemos falar de automação para a etapa de picking. Se destacam as soluções de contagem de itens para montagem de kits, como a balança contadora e o picking to light.

A balança contadora se baseia no peso dos itens para ajudar a montar os kits com a contagem automática. Já o picking to light conta a partir de seus sensores e indica os itens de forma luminosa para facilitar o trabalho humano e agilizar a coleta.

Sobretudo, é possível alcançar um estágio de integração maior entre esses processos de picking e packing, de modo a garantir ainda mais velocidade e simplicidade. 

Conclusão

Como vimos, a máquina de selar embalagem industrial revoluciona o processo logístico, ao reduzir o tempo de packing e preparar melhor os produtos para viagem. É possível garantir segurança e personalização, ao mesmo tempo em que se atende às normas da área.

Com essa introdução de ferramentas ideais, sua empresa é capaz de otimizar os processos logísticos e assegurar entregas em prazos menores.

Postagens relacionadas