Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Centro de distribuição logística, vale mesmo a pena? Confira tudo!

centro de distribuição logística
Por Thiago Schoba
12/05/22

Um centro de distribuição logística é uma parte fundamental do fluxo de movimentação de mercadorias. Sua função é fazer a dinâmica flexível para estabelecer a comunicação entre outros agentes e levar os produtos aos seus destinos mais rápido.

Além da velocidade, aspectos como a segurança e as condições de armazenamento são importantes. Um CD se diferencia de um armazém tradicional, mas carrega algumas de suas boas práticas.

Para entender melhor como funciona um CD e se uma empresa realmente precisa de um em seu negócio, acompanhe.

Entenda o que é um centro de distribuição logística

Um centro de distribuição de logística é um centro para estoque e movimentação de mercadorias, cumprindo uma função importante no fluxo da cadeia de suprimentos

Seu objetivo é ser um intermediário entre transportadoras e pontos de venda, principalmente. Contudo, o foco é na agilidade na movimentação, recebendo produtos e logo enviando-os para outros agentes. 

Mesmo assim, o armazenamento ainda cumpre regras e políticas para garantir segurança. É preciso também administrar bem a movimentação das mercadorias dentro do próprio espaço — para isso, um bom software de automação logística pode ajudar. 

Contudo, temos que tomar o cuidado de não limitar a importância e a versatilidade de CDs nessa definição. Eles são cruciais para diversos tipos de segmentos, operando como uma necessária parte da cadeia logística (inclusive sendo essencial na logística reversa).

Por isso, setores automotivos, lojas virtuais e setor de alimentos podem se beneficiar com um CD. 

Uma de suas características é a divisão por áreas: de recebimento e de expedição, principalmente. Veremos melhor as funções de cada área quando explorarmos como um CD opera mais tarde.

Outro ponto é que eles geralmente precisam estar em uma boa localização, de modo a facilitar e agilizar essa dinâmica de transporte. Devem estar perto dos clientes para viabilizar o movimento reverso também. 

Saiba qual a função de um centro de distribuição

Para resumir: movimentar rapidamente produtos entre os operadores logísticos. Receber de um fornecedor que auxilia uma loja virtual e enviar para uma transportadora que vai despachar o produto em seu destino final, por exemplo.

O CD deve cumprir prazos bem estabelecidos. Por isso, um objetivo comum é agilizar esses prazos, gerando valor para toda a cadeia. 

Entenda a diferença entre armazém e centro de distribuição

Uma dúvida comum quando falamos nesse tipo de armazenamento é a diferença de um armazém tradicional para um centro de distribuição logística. 

Ora, um armazém tem como intuito a estocagem de produtos por um longo período de tempo. Geralmente, é um estabelecimento ligado a uma empresa que precisa manter mercadorias em estoque para serem movimentadas de acordo com a demanda, de forma menos ágil.

Já os CDs são feitos para fluxo rápido, moderno, como na necessidade nos tempos atuais. A dinâmica de uma loja virtual, por exemplo, com inúmeros pedidos a cada hora e uma variedade incrível de produtos é perfeita para ilustrar a necessidade de um CD.

Nesse caso, é preciso reforçar a organização para evitar erros na separação de peças e no transporte delas. É fundamental otimizar processos para cumprir prazos apertados e levar itens para os locais mais distantes possíveis.

Aliás, a localização entra como uma importante diferença. Um armazém não tem a necessidade de ser tão bem localizado como um CD. Um centro de distribuição logística deve, obrigatoriamente, estar bem posicionado para agilizar a comunicação e o envio dos produtos.

diferença armazém e centro de distribuição

Como funciona um centro de distribuição logística?

Agora, vamos entender as principais funções de um centro de distribuição logística.

Recebimento

Primeiramente, uma mercadoria chega e é recebida. O processo envolve fazer a conferência dos itens que entraram (quantidade, tipo, etc), fazer o devido registro, atualizar o estoque e encontrar um local ideal. É preciso então seguir para os próximos passos.

Movimentação

A movimentação é o processo de levar o item armazenado para o seu devido local. Isso depende muito do layout do CD, a estrutura de organização do espaço. 

Há CDs que são gerenciados para a expedição rápida, com os itens mais próximos de sair fáceis de serem encontrados. Outros se orientam por outras lógicas.

De qualquer jeito, é preciso otimizar as rotas dentro do espaço interno para evitar problemas de congestionamento e de embate de mercadorias. Para ajudar, máquinas e sistemas de automação são essenciais. 

Armazenamento

O armazenamento é a tarefa de colocar os itens devidamente em seus locais, onde estão as estruturas, as paletas, estantes, etc. É uma fase dinâmica, que deve obedecer à regra de movimentação rápida que orienta o funcionamento do CD.

Contudo, como falamos, requer cuidado com o tipo de produto e com as condições ideais para armazenar cada um. 

Separação de pedidos e mercadorias

A separação, ou picking, consiste em buscar os produtos no estoque para preparar para a expedição (próxima etapa). Significa embalar e selar os produtos, montar kits (quando há), organizar a sua conferência no sistema, dar baixa na aplicação e encaminhar para a seção devida.

Expedição

Por fim, a expedição visa de fato fazer a retirada dos produtos do CD para o transporte, indo para um agente intermediário que leva o item para a transportadora.

Como funciona um centro de distribuição logística

Vale a pena contratar um centro de distribuição para o meu negócio?

Um CD é um importante elemento para ter em uma cadeia de suprimentos, como já adiantamos. Com suas funções, o centro acaba ajudando no controle de estoque, na centralização de estoque e nas demandas ágeis da modernidade.

Pense, por exemplo, na logística reversa. O nível de comunicação e praticidade necessários para permitir que um cliente não seja prejudicado requer uma estrutura flexível como um centro de distribuição logística. 

Ademais, é possível sempre reduzir custos e prazos, com uma entrega mais ágil, produtiva e eficiente. 

A Inobag oferece automações para embalar e selar produtos, máquinas de autosserviço e muito mais. Confira as nossas soluções para aumentar a produtividade da sua logística!

Conclusão

Como vimos, o centro de distribuição logística cumpre sua função e auxilia as empresas no fluxo de produtos, garantindo segurança, qualidade e flexibilidade. 

Assim, é possível reduzir gastos e melhorar prazos para gerar impactos positivos para todos, inclusive para o cliente final. 

Postagens relacionadas