Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Embalagem flow pack: conheça essa solução e suas vantagens

embalagem flow pack
Por Thiago Schoba
14/04/22

Embalar bem os produtos é uma necessidade fundamental no processo logístico. É preciso seguir bem com essa etapa para garantir a segurança dos itens e evitar problemas no resto dos processos. É crucial também desenvolver rapidez e produtividade nessas operações, que são basicamente repetitivas.

Por isso, o modelo de embalagem flow pack cresce no mercado e se torna cada vez mais relevante. Trata-se de uma estratégia para melhorar o empacotamento e o picking de modo a economizar tempo e custos para as empresas.

Com o flow pack, as companhias conseguem melhorar seus indicadores de produtividade e garantir o bom uso da automação nas operações diárias. 

Saiba mais e entenda melhor como esse tipo de embalagem é benéfico para sua empresa.

Entenda o que é uma embalagem flow pack

O significado de flow pack é envelopamento, em uma tradução ideal. Em termos literais, é “fluxo” (flow) de “embalagem” (pack).

Consiste em uma estratégia de empacotamento e embalagem de produtos com apoio da automação, de modo a gerar flexibilidade. Ou seja, é uma metodologia para embalar de forma variada diversos tipos de produtos com rapidez e precisão.

Além de ser ótima para agilizar o processo, a embalagem flow pack também ajuda na padronização dessas operações. 

Uma vez que tudo é automatizado, é mais fácil gerar consistência nessas etapas, com passos organizados que se seguem como em um fluxograma.

O empacotamento em si se torna flexível, com um envolvimento total da mercadoria em embalagens bem lacradas, impressão e etiquetagem em um único processo. 

A ideia é colocar os materiais e os itens em uma máquina e obter a embalagem pronta do outro lado. Tudo automatizado.

entenda embalagem flow pack

São embalagens transparentes, simples e resistentes, de diversos formatos, fáceis de manusear e transportar, o que são características ideais para quem precisa de um processo moderno de preparação de produtos. 

Saiba por que utilizar embalagem flow pack é vantajoso

Vamos aprofundar então nos benefícios de empacotar embalagens com a metodologia flow pack.

Processo de embalar seus produtos mais rápido e produtivo

No geral, esse tipo de embalagem acelera a preparação dos produtos, o picking, diminuindo os erros e a interferência de distrações. Com a padronização, é possível ser mais direto e eficiente, de modo a gerar benefícios para o resto da cadeia de operações.

Entretanto, é fundamental destacar que a produtividade varia a depender de alguns aspectos, como: formato e volume das peças embaladas, o tamanho das embalagens, a presença de acessórios que auxiliam a máquina, etc.

Em suma, é viável obter uma melhoria considerável com relação ao processo de embalagem manual, que sofre interferências de fatores externos, como o cansaço humano, a pressão e as distrações.

No vídeo abaixo sobre a máquina MV5x da Inobag, você entenderá melhor como essa solução agiliza bastante o processo.

MV5x – Máquina de Embalar Automática

Possibilidade de embalar produtos de tamanhos variados 

A flexibilidade para produtos de diversos tipos e tamanhos é outro grande ponto benéfico. É possível se adaptar às demandas diversas que chegam à companhia, mantendo o mesmo padrão de produtividade e consistência.

Como exemplo, podemos mencionar parafusos, pregos, fechaduras de portas, alimentos diversos, autopeças em geral, materiais agrícolas, etc.

Possibilidade de impressão e personalização da embalagem

As embalagens flow pack permitem maior capacidade de personalização, principalmente porque possibilitam a impressão e a etiquetagem em um só momento. 

Assim, é viável até criar mensagens de comunicação com o cliente a partir da embalagem, bem como imprimir a identidade visual da empresa.

Nesse ponto, a criatividade entra em cena também, com a criação de embalagens específicas para promoções, ações de marketing e para fidelização dos clientes. Tudo depende do tipo de produto e do impacto que se deseja criar.

vantagens flow pack

A máquina flow pack tem vários acessórios para se adaptar perfeitamente

A embalagem flow pack depende de uma máquina que automatiza o processo, como já indicamos. Essa máquina agiliza as operações com o apoio de diversos acessórios que podem ser acoplados. 

Podemos mencionar:

  • Sistema wet pack, que ajuda a hidratar peças que precisam de hidratação; 
  • Pick count, que usa ferramentas para contar os elementos na hora da montagem de kits, de modo a aumentar a precisão no picking; 
  • Esticador, que ajuda a personalizar embalagens para produtos maiores; 
  • E robôs colaboradores, que ajudam na introdução de elementos na máquina de forma automatizada, segura e ágil.

Para ver o sistema wet pack em ação com a máquina MV5X, confira um vídeo explicativo abaixo.

MV5X com Sistema Wet Pack para hidratar peças plásticas no processo de embalagem 

As embalagens flow pack podem ser feitas de diferentes materiais

É importante citar também que essas embalagens são produzidas de diferentes materiais, inclusive de biodegradáveis e componentes que não oferecem impacto negativo ao meio ambiente. 

Dessa forma, você tem uma variedade de construção para atender a diferentes demandas e necessidades no envelopamento dos produtos.

Temos embalagens de EDP, feitas com camadas de Polietileno e Polipropileno para oferecer maior resistência e durabilidade; BOP, para facilitar a abertura e a visibilidade dos produtos; e COEX com VCI, que ajudam a evitar corrosão dos materiais.

Segmentos que têm utilizado cada vez mais a embalagem flow pack

Os segmentos que investem nesse tipo de embalagem são diversos. Temos o setor industrial, com peças diversas para suas produções diárias; o setor de saúde; a agricultura; o ramo de alimentos; o setor automotivo; o setor de eletrônicos; etc.

Por conta da flexibilidade desse tipo de preparação dos produtos, diversos segmentos são beneficiados. 

É possível contar com um processo que alia precisão, produtividade, personalização e segurança, de modo a atender diferentes demandas de diferentes escalas.

A Inobag é referência em embalagem flow pack no Brasil. Conheça as nossas opções e veja mais informações.

Conclusão

Como vimos, a embalagem flow pack é um tipo moderno de empacotamento de produtos que prioriza a personalização para diferentes tipos de itens. Foca em oferecer resistência, segurança e precisão no processo da logística.

Sobretudo, seu diferencial é o fato de ser produzida de forma automática, com o mínimo de interferência humana. Assim, reduzem-se os custos e os erros, viabilizando também a possibilidade de otimizar constantemente a produção com novos recursos.

Mais inovações podem ser acopladas a uma máquina de embalagem flow pack, de modo a continuar melhorando os indicadores e gerando impactos positivos nos processos diários.

Postagens relacionadas