Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Embalagem logística: conceito, tipos, exemplos e muito mais

embalagem logística
Por Thiago Schoba
28/04/22

A embalagem logística é um dos elementos mais importantes do processo de cadeia de suprimentos. É o que garante o cuidado com os produtos para evitar grandes problemas e despesas no decorrer do fluxo.

Entretanto, existem várias finalidades para uma embalagem. Conhecer esses propósitos é crucial para que as empresas consigam otimizar esses componentes e saibam aproveitar o seu potencial.

Com essa gestão, é possível garantir agilidade e, ao mesmo tempo, satisfação do cliente. Entenda melhor!

Saiba qual o conceito de embalagem logística

A embalagem logística é o componente que serve para proteger o produto e guardá-lo em todas as etapas. 

No armazenamento, é o elemento que ajuda no manuseio, na movimentação e na estocagem. No transporte, auxilia na diminuição do impacto sobre os itens.

As embalagens são feitas com diversos materiais, a depender do nível de proteção que devem oferecer: papelão, vidro, plástico e madeira. Outras questões entram em cena na análise do material utilizado, como a responsabilidade ambiental. 

Contudo, ultimamente temos visto que a embalagem não cumpre só um mero papel funcional. Tem sido usada como uma estratégia para gerar diferencial competitivo e destacar uma empresa entre as demais. (Falaremos sobre isso especificamente em um dos tópicos a seguir. Continue lendo.)

Entenda a importância de uma embalagem logística

Agora, entenda melhor a importância da embalagem logística para o fluxo de movimentação de mercadorias.

Proteção e segurança para os produtos embalados

Como já falamos, a principal vantagem de usar uma boa embalagem é proteger bem seus produtos de danos e avarias no deslocamento. É o benefício de envelopar bem a mercadoria para garantir que a movimentação não gere nenhum impacto negativo.

Aliás, não só avarias físicas, as embalagens servem também para proteger contra quedas, perfurações, oxidações, mudanças bruscas de temperatura, etc. Oferece segurança em geral para todo tipo de produto.

Nesse sentido, a escolha do material já considera todo tipo de movimentação do produto, em todas as fases. No armazém, com a mudança de um ponto de estocagem para o ponto de expedição, por exemplo; e no transporte, com a acomodação dos itens nos veículos.

embalagem logística importância

Melhor logística de controle no armazenamento

É possível controlar melhor a presença dos itens em um armazém quando há embalagens adequadas. Os lotes impressos ajudam a localizar e a estocar corretamente os itens. E o material usado ajuda no manuseio para a separação e para o envio para o transporte.

Além disso, o tamanho das embalagens facilita a estocagem, com a empilhagem, por exemplo. Ajuda então a superar um dos desafios dos CDs, que é encontrar espaço para todos os itens. 

Agilidade

Além da segurança e de um melhor controle, embalagens também ajudam a agilizar os processos. Elas favorecem o rastreamento do produto no armazenamento, bem como o gerenciamento dele em todas as fases. 

Para otimizar espaço dentro dos veículos e não enfrentar demora na acomodação, uma boa embalagem é essencial. 

Sustentabilidade

Por fim, outro ponto que demonstra a importância de pensar as embalagens é a sustentabilidade. O material usado para embalagens deve ser pensado de acordo com sua facilidade de descarte, de modo a gerar menos impacto ao meio ambiente.

Ou seja, é melhor utilizar materiais ecológicos, biodegradáveis e recicláveis.

A responsabilidade ambiental ajuda a destacar as empresas e a contribuir para um mundo melhor para todos. 

Tipos de embalagem logística

Temos três principais tipos: primária, secundária e terciária.

A primária é a embalagem logística que cuida diretamente do produto. Ao removê-la, você tem acesso ao produto em si. É como o plástico que protege os smartphones, por exemplo. Por ser mais próximo, tem uma função mais relevante de proteger e evitar interferências do meio externo.

A secundária é uma proteção para a primária. Pense na caixa de papelão que contém os componentes que acompanham o smartphone. 

Já a terciária está em um nível acima de proteção. Um exemplo é a caixa que contém várias outras caixas com celulares dentro delas. É muito útil para o controle no espaço de transporte e para o manuseio no armazenamento. 

Usar vários níveis ajuda na segurança do produto, bem como permite cuidar das características típicas de cada mercadoria.

embalagem logística tipos

Como escolher corretamente a embalagem da logística 

Um fator crucial é o conjunto de características de cada produto. O tipo, o tamanho, o peso, a fragilidade e questões mais sensíveis influenciam na escolha. Um alimento requer um tipo de embalagem diferente de um notebook, por exemplo.

Isso tem a ver também com o quão perecível cada item é e com seu grau de importância. 

Outro fator é a temperatura. Alguns produtos requerem um trato especial com relação a isso.

A embalagem logística pode ser um diferencial para a sua gestão

Como já mencionamos, embalagem pode ser sinônimo de vantagem competitiva e destaque para sua marca.

Hoje, os clientes valorizam bastante quem investe em embalagens diferenciadas, que trazem utilidade para além da logística, por exemplo. Embalagens que serão úteis dentro de abertas para outras funções demonstram essa questão.

Assim, é possível fidelizar o seu cliente e criar nele a vontade de compartilhar com outras pessoas, recomendando a marca.

Outro ponto é que é possível usar embalagens personalizadas que transmitem a identidade visual da marca. Isso gera uma boa impressão no cliente e torna a empresa memorável para ele. 

Conheça as embalagens flow pack: inovação e produtividade

Dentro do ramo das embalagens logísticas, temos as flow pack, que se destacam por sua facilidade de produção, personalização e flexibilidade.

São itens fáceis de configurar que ajudam na proteção efetiva dos produtos. Embalam completamente a mercadoria de forma automatizada e simples, com diferentes tipos de máquinas de embalar, de modo a atender grandes picos de demanda sem problemas.

Ademais, ajudam na personalização desses itens, com a marca impressa e até outras informações relevantes. 

Conheça também as máquinas de embalar e selar

Para garantir essa facilidade no controle das embalagens, as máquinas de embalar são indispensáveis. Elas oferecem automação no processo e permitem agilizar o picking/packing dos produtos dentro do armazém.

Ademais, ajudam a contar itens de um kit de produtos também. Em geral, permitem maior precisão e segurança para otimizar o fluxo logístico.

A Inobag é referência no Brasil quando o assunto são embalagens logísticas. Além das embalagens, as máquinas de automação para embalagens dão um boom na produtividade!

Conclusão

A embalagem logística é um importante componente que auxilia na otimização dos processos. Permite maior cuidado com os produtos, sustentabilidade e diferenciação competitiva.

Para melhorar as operações, é fundamental entender como a automação se faz importante. Nesse sentido, adotar máquinas de embalar produtos pode ajudar a melhorar os indicadores e a garantir o sucesso no controle dos itens. 

Postagens relacionadas