Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Lockers inteligentes: um conteúdo completo com diversos exemplos de uso e benefícios

lockers inteligentes
Por Thiago Schoba
03/06/22

Os lockers inteligentes (armários inteligentes) são uma opção robusta de controle e monitoramento de produtos para retirada. 

Se destacam atualmente como uma solução interessante, pois estimulam o autosserviço, enquanto mantêm o foco na proteção e na agilidade.

A tendência é que essa tecnologia revolucione a logística, melhore a logística reversa, seja a principal em condomínios e também nas indústrias. 

O sistema inteligente possibilita um controle integrado, coordenado com suas aplicações já existentes. Isso favorece a criação de um ecossistema tecnológico eficiente. 

Gostou do assunto? É o que trataremos no resto deste artigo. Saiba mais.

O que são os lockers inteligentes?

Armários inteligentes são armários usados para armazenamento de produtos, mas com uma maior capacidade de gestão para segurança. 

Ou seja, são lockers que automatizam algumas funções e viabilizam um controle mais estrito e digitalizado.

A parte inteligente do locker serve para reunir dados sobre as retiradas, alertar pessoas acerca do que entra e sai, bem como facilitar o monitoramento constante.

Os dados podem ser transferidos para outra aplicação, com comunicação otimizada.

Além disso, a fechadura é digitalizada, sendo que as portas se abrem sozinhas e são lacradas automaticamente. O controle se dá por meio de senhas, biometrias ou QR Code (uma evolução com relação ao controle tradicional por chaves).

Como todo sistema, ele pode ser gerenciado e administrado pelo gestor da empresa. Dá para definir restrições diversas e cadastrar apenas as pessoas certas para evitar brechas e riscos de proteção.

Outras opções de personalização, como abertura em horários específicos, também são viáveis.

Entenda como funcionam os armários inteligentes

Geralmente, há uma central de controle que facilita o manuseio do locker. Nele, há uma interface para solicitação de acesso a determinados produtos e portas. Então, é preciso inserir a senha correta.

Também é possível acessar uma central específica para os técnicos especializados. Nela, eles têm acesso aos dados sobre o histórico de produtos, retiradas, entradas e informações de monitoramento.

Caso haja algum problema, como um item faltando, é possível facilmente verificar os registros para ter certeza do que foi tirado e colocado.

como funcionam lockers inteligentes

Há uma senha-mestre, responsável por abrir todos os armários. Serve como uma forma de proteção em último caso, quando as pessoas esquecem suas senhas ou não conseguem acessar seus produtos.

Uma empresa pode instalar lockers inteligentes para facilitar a administração de itens essenciais no dia a dia. Assim, conseguem controlar a retirada desses produtos, sem envolver trabalho de outras pessoas.

Além disso, é uma maneira fácil de centralizar os acessórios importantes para a empresa. É possível saber quem pegou o quê e manter um controle rígido do uso.

Conheça exemplos de onde os lockers inteligentes já estão sendo utilizados

Lockers inteligentes para retirada de produtos no e-commerce

Um dos usos mais proeminentes hoje é no e-commerce e na logística. O cliente faz uma compra online e escolhe a opção de retirada no locker. Então, pode selecionar o local ideal e buscar o seu item comprado com uma senha que o sistema vai oferecer. 

Nenhuma outra pessoa terá acesso à encomenda, pois as senhas são únicas para cada porta do armário. Ao digitar a senha, o armário abre automaticamente.

Para a empresa administradora, é possível gerenciar o histórico e a movimentação no fim do dia. Caso haja algum problema, é só voltar aos registros.

Isso vai impactar especialmente a logística reversa, visto que é uma ótima opção para clientes depositarem seus produtos. 

Área de lockers em condomínios

Em condomínios, os lockers já estão sendo implantados para facilitar a entrega de encomendas aos moradores. Isso ajuda a evitar que outras pessoas tenham acesso, bem como permite que dados sejam gerados para monitoramento e controle. 

Lockers para comércios de diferentes atividades

Em lojas de roupas, lojas de outros setores, farmácias e outros tipos de negócio, os lockers inteligentes já são uma realidade também. Eles servem como uma proteção para os funcionários, como um local para que eles guardem seus pertences dentro da empresa. 

Da mesma forma, pode servir para controle de estoque de certos itens. 

Lockers para retirada de produtos em estações de metrô

A logística pode determinar estações de metrô como pontos neutros para entrega e retirada de mercadorias. A partir dessa definição, se gasta menos com frete, o que torna o preço geral mais barato e conveniente para o cliente.

Caixa de correio inteligente, os lockers inteligentes dos correios

Os correios também já implementaram uma solução similar. Permitem a retirada de itens em locais mais difíceis, onde é mais complicado chegar. Assim, nenhuma pessoa perde suas encomendas.

Armário industrial 

Na indústria, os armários podem ser usados como um local para centralizar itens que todos utilizam, como ferramentas e equipamentos EPI. Assim, para a gestão, é viável monitorar esses produtos, com dados inteligentes sobre o estoque.

Desse modo, garante-se que nunca haverá falta de itens necessários. Além disso, a gestão entenderá melhor a demanda por esses elementos. 

Benefícios de utilizar os lockers inteligentes

A seguir, alguns benefícios de investir nessa tecnologia. 

Os lockers são opções de baixo investimento. A empresa não precisa de muitos recursos para desfrutar de uma solução interessante e moderna que vai agregar diversos outros benefícios.

A segurança e a rastreabilidade dos produtos são outras vantagens. Por contar com uma proteção por senha única, gestão com o máximo de visibilidade e dados inteligentes, os lockers se destacam.

benefícios de utilizar lockers

Com eles, é possível evitar o risco de pessoas não autorizadas terem acesso, de modo a manter o dia a dia estável e consistente.

A flexibilidade é outra questão. Como vimos, esse tipo de tecnologia pode impactar diversos setores. 

Há um fator praticidade também que merece destaque. Em um condomínio, o locker pode avisar ao morador quando um produto chegar e enviar alertas constantes para a retirada com uma senha única.

Ele integra com apps das pessoas para facilitar essa retirada.

Conheça os lockers inteligentes da Inobag: tecnologia e inovação para você

A Inobag oferece opções de lockers ideais para suas necessidades. A solução é integrada com sistemas de e-commerce, pode armazenar diversos tipos de produtos, bem como permite acesso por diversas formas.

Com biometria, senhas ou crachás, é possível retirar os itens. 

Há ainda uma solução específica para lidar com falta de energia ou travamento. Possibilita abrir as portas de forma coletiva ou individual com uma chave-reserva. 

Assim, você não terá mais dor de cabeça no controle dos produtos. O locker se torna um auxiliar para melhorar a vida de seus funcionários e clientes.

Visite a página nos nossos lockers inteligentes aqui e veja mais informações, imagens e exemplos. Solicite uma cotação, fazemos questão de ajudar!

Conclusão

Como vimos, os lockers inteligentes representam uma solução moderna fundamental dos nossos tempos. Permitem controle dos produtos, monitoramento constante do uso, geração de dados e soluções para evitar riscos. 

Uma das questões é justamente a flexibilidade: são usados em diversos setores, como no e-commerce, na indústria, na logística e no varejo em geral.

Postagens relacionadas