Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Same Day Delivery: Entenda o que é e como funciona

same day delivery
Por Thiago Schoba
13/01/22

Cada vez mais os diferenciais competitivos estão relacionados à eficiência em entregar produtos e serviços para o consumidor final. Entre as novas estratégias, podemos citar o Same Day Delivery.

Tradicionalmente limitado a farmácias e lojas de supermercado, esse tipo de modalidade de entrega tem ganhado força no e-commerce e no varejo em geral.

Para quem trabalha com vendas e tem um negócio, é importante conhecer mais sobre esse termo. Ao longo do artigo iremos falar mais sobre esse tema: o que é, como funciona, vantagens e formas de implementar. Boa leitura!

O que é Same Day Delivery?

O Same Day Delivery (SDD) é um termo do setor de logística para definir entregas que são feitas no mesmo dia em que o pedido foi realizado. O prazo limite é o mesmo dia, mas o objetivo é fazer a entrega o mais rápido possível.

Trata-se de uma opção ideal para pessoas que precisam de um produto com urgência ou ainda para quem não se importa em pagar mais caro para receber mais rápido.

Como funciona essa modalidade de entrega?

Embora o nome sugira que a entrega é sempre feita no mesmo dia, é comum que, na prática, seja estabelecido um prazo máximo de pedido para que o produto consiga chegar ao destino no mesmo dia.

Para que seja possível, o Same Day Delivery requer a adaptação da operação e da capacidade física da logística.

No geral, as lojas não tem a sua própria frota para fazer suas entregas. Para isso, é comum a contratação de uma transportadora terceirizada.

Vantagens do Same Day Delivery

vantagens same day delivery

O principal objetivo do Same Day Delivery, sem dúvidas, é aumentar a satisfação dos clientes. A partir disso, podemos falar sobre outras vantagens que essa modalidade de entrega oferece:

Vantagem competitiva

O Same Day Delivery, quando eficiente, é uma grande oportunidade de destaque no mercado. Essa vantagem se torna ainda maior no caso de alguns produtos que precisam ser entregues com urgência e seus concorrentes ainda não apostam nisso.

Essa prática vai aumentar seu valor de marca, proporcionando um maior reconhecimento do público em médio e longo prazo.

Fidelização do cliente

Em segundo lugar, a fidelização do cliente também é um ponto muito importante. Com a satisfação da entrega rápida, o seu comprador vai se sentir incentivado a fazer novas compras e, assim, se tornar um cliente.

Esse processo também vai reduzir as taxas de abandono de carrinho e aumentar a vendas, visto que esses clientes terão a garantia de que vão receber o produto no mesmo dia.

Redução nos custos

Os custos de Same Day Delivery também costumam ser menores. A entrega expressa, no geral, se dá por meio de serviços de transportadoras locais. Esse tipo de empresa costuma oferecer serviços menos caros. Dessa forma, o custo de entrega também cai.

Além disso, a automação de processos ao mapear regiões de entrega também pode reduzir gastos. A otimização dos deslocamentos ao agrupar trabalhos geograficamente próximos, por exemplo, é uma das formas.

Same Day Delivery para e-commerces

No Brasil, o Same Day Delivery não é tão amplamente utilizado. Algumas lojas que oferecem essa possibilidade são o Netshoes e o Magazine Luiza.

Nessas empresas, é comum que essa modalidade funcione a partir de regras mais específicas que viabilizem a entrega.

Uma das formas em que as entregas podem acontecer é por turnos. Nesses casos, os comércios realizam essa modalidade de entrega em compras realizadas até às 12h.

Já em caso de compras feitas após esse horário limite as entregas são feitas no dia seguinte, geralmente no período da manhã, o que configura menos de 24h (a duração de um dia).

Em outros casos, por exemplo, os pedidos que entram no sistema só podem ser feitos até às 18 horas. A partir disso, a equipe tem até às 19 horas para fazer a separação e até às 21 horas para finalizar as entregas.

Same Day Delivery para varejos

O Same Day Delivery também acontece no varejo. Para esses casos, então, a loja precisa integrar a sua estrutura física com a estrutura virtual para fazer as entregas.

Ou seja, o estoque físico deve ser integrado ao virtual para ser possível disponibilizar os produtos imediatamente. Uma dos formatos mais comuns é comprar na loja virtual e retirar em um ponto de venda (PDV) ou na loja física, por exemplo.

Embora não haja entrega até o domicílio, trata-se de uma opção de SDD pois o cliente fica livre para buscar de acordo com sua disponibilidade do dia.

Como implementar o Same Day Delivery?

same day delivery implementar

Para implementar o Same Day Delivery, é preciso que o negócio realize uma série de adaptações necessárias.

  • Automação de processos: em primeiro lugar, agilizar processos por meio de softwares e ferramentas será muito importante, pois é ela que vai garantir a eficiência em todas as etapas da cadeia logística. Isso pode ser aplicado para o desenvolvimento de melhores rotas, por exemplo;
  • Seleção de produtos: é importante considerar, quais produtos podem ser contemplados com essa facilidade. Para isso, é preciso observar o preço do produto, suas dimensões, disponibilidade e a cobertura de entrega. A partir disso, será preciso reforçar o estoque desses produtos selecionados.
  • Orientação ao consumidor: para que o Same Day Delivery funcione, é essencial que as regras dessa modalidade sejam claras. Por isso, é essencial informar ao comprador sobre os horários disponíveis para realizar as entregas das compras no mesmo dia;
  • Centros de distribuição: por fim, outro ponto essencial para quem quer investir mais pesado nesse formato é apostar em centros de distribuições em pontos estratégicos. Contar com diferentes centros de armazenagem e alocados e nas áreas em que atua faz sentido para empresas maiores.

Conclusão

Investir em Same Day Delivery pode ser uma excelente opção para quem quer expandir o negócio, aumentar a fidelização dos clientes e ter uma vantagem competitiva.

No entanto,  para que tenha sucesso nessa modalidade, é preciso ter uma estrutura a altura do desafio!

Postagens relacionadas