Para que serve a balança contadora? Descubra mais sobre essa máquina e a importância de investir nela para o seu negócio!

balança contadora embalagem
Por Thiago Schoba
31/03/22

Quem gerencia e lida constantemente com peças pequenas, ou até mesmo com produtos que devem conter uma quantidade certa de produtos na embalagem, já deve saber o quanto essa gestão exige de mão de obra e supervisão.

No entanto, você sabe como esse processo pode ser acelerado e facilitado? A balança contadora é uma das ferramentas tecnológicas essenciais para isso, mas ainda não é aplicada em todos os segmentos que ela poderia auxiliar.

Pensando nisso, portanto, resolvemos falar mais sobre ela. A seguir, vamos explicar o que é uma balança contadora, quais são as vantagens e quais são as suas aplicações.

Além disso, vamos falar sobre seu funcionamento na prática e explicar sua relação com outras máquinas e a automação em geral. Para saber mais, continue lendo nosso conteúdo!

Quer saber mais sobre a importância da automação empresarial e como otimizar processos? Leia nosso artigo e fique por dentro desse assunto!

O que é uma balança contadora?

Em primeiro lugar, o que é uma balança contadora? Ela nada mais é do que um e peças de equipamento industrial que serve para facilitar a contagem e separação de peças.

Ela pode ser definida, ainda, como um sistema de contagem simples e seguro que pesa e conta peças.

Vantagens de utilizar uma balança contadora

Devido a sua função de contagem e separação de peças, a sua principal vantagem é evitar perdas e oferecer maior precisão possível nos resultados.

Também por isso, uma balança contadora tem diversas aplicabilidades dentro da indústria, sendo utilizada em almoxarifados, estoques e linhas de produção.  Além disso, podem participar tanto do processo de fabricação como de distribuição.

Entre os exemplos de setores que podem usufruir dessa máquina, podemos citar, por exemplo:

  • Automotivo;
  • Têxtil e aviamentos;
  • Construção civil;
  • Eletrônicos;
  • Móveis;
  • Metalurgia.

Entenda como funciona a balança contadora na prática

As balanças contadoras conseguem fazer a média e guardar a informação para contar grandes lotes sem precisar abrir a embalagem. Ou seja, no lugar de anotar peça por peça manualmente, o equipamento já vem com essa função automática.

No entanto, para entender a funcionalidade da balança, é importante compreender como ela opera na prática. Por isso, vamos explicar mais sobre esse processo, com o exemplo de como funciona a balança contadora de peças Right Count da Inobag. Veja o passo a passo:

  1. Para usá-la, antes de tudo, o operador vai precisar selecionar a receita através do código de barras do item.
  2. Com isso, então, o software da máquina vai conseguir identificar o item pré-cadastrado e indicará ao operador, através do monitor, para abastecer a balança com os itens da pesagem;
  3. Feito isso, o operador deve colocar os produtos na balança que, por sua vez, vai mostrar em tempo real no indicador a contagem atual, seja por posse ou por unidades;
  4. Depois que atingir a contagem ideal, a comporta conduzirá os itens até a embalagem, que já está com a etiqueta impressa com as informações variáveis como a descrição, o peso e a quantidade de peças
  5. No final desse processo, a máquina já estará disponível para o próximo ciclo!

Balança contadora + embaladora: combinação de sucesso

balança contadora embalagem

O funcionamento da balança é sempre melhor quando ela faz a comunicação com outras máquinas. Isso porque muitas vezes a balança contadora pode ser um acessório acoplado a outra máquina, como a de embalagem.

A comunicação M2M pode ser definida como a troca de informações entre dispositivos, nesse caso, dentro do ambiente industrial.

Dessa forma, após a contagem e separação de peças, é possível associar a contadora com máquinas que executam as tarefas seguintes, como é o caso da embalagem desses produtos. Existem vários tipos de máquinas para embalagem.

No caso da balança contadora de peças Right Count, ela se associa a MV5X, uma máquina de embalagem industrial também da inobag.O objetivo dessa peça é embalar peças e produtos sólidos de forma unitária, múltiplos ou kits.

Esse é um exemplo de máquina desenvolvida para atender o ambiente industrial, indicada para empresas com volume mensal acima de 30.000 embalagens, muitos SKUs e lotes acima de 50 embalagens.

Por que é tão importante entender sobre picking e packing?

A relação da balança contadora com picking e packing é enorme, afinal, é ela quem torna possível a aceleração desses processos. No entanto, é importante compreender também como esses dois conceitos se fundamentam.

O picking, em primeiro lugar, pode ser definido como a etapa do processo logístico  de separação dos produtos. Esse é o que tem uma relação ainda mais próxima com a balança contadora, pois é ela quem vai contar e separar as peças em grande quantidade.

Esse processo se mostra relevante, principalmente, pois é ele quem garante que o pedido seja exatamente aquele que foi requisitado. O processo de separação ou de picking pode ser feito de diversas formas, entre elas:

  • Picking por lote;
  • Picking por onda;
  • Picking por zona;
  • Picking discreto.

Já o packing é a etapa seguinte ao picking, pois se refere à embalagem dos produtos que devem chegar ao consumidor final.

Pode ser definido também como o momento de empacotamento do produto e, embora seja visto como algo simples, demanda muito cuidado.

É uma boa embalagem que, além do valor visual, garante a qualidade do deslocamento e manutenção do produto enviado.

A importância da automação de processos

A esta altura do texto você já deve entender porque a automação de processos, como é o caso da balança contadora, é tão importante para um negócio.

Cada vez mais adotada dentro das empresas, são as máquinas que tem oferecido uma  maior produtividade, ao mesmo tempo que reduz os custos e tempo dos funcionários. Além disso, alguns dos benefícios da automação dos processos são:

  • Realizar operações de forma escalável;
  • Simplificar a operação e manutenção;
  • Melhorar as condições de trabalho das pessoas.

Conclusão

Se você trabalha em setores como automobilístico, metalurgia e construção civil, saber o que é uma balança contadora e como usá-la pode ser uma ferramenta tecnológica capaz de melhorar muito as etapas de contagem e separação de peças.

Por isso, investir nesse equipamento é uma excelente forma de realizar um trabalho com mais segurança, facilidade e eficácia. Se você quer investir nessa ferramenta, está na hora de conhecer algumas opções.

A balança contadora da Inobag é uma delas que vai te surpreender. São muitas funcionalidades para te ajudar. Fale conosco e saiba mais sobre!

 

Postagens relacionadas