Poka Yoke: O que é e como aplicar em sua empresa

poka yoke
Por Thiago Schoba

Se você gerencia um negócio, é bem provável que entenda que erros e problemas nas etapas dos processos produtivos podem representar custos desnecessários a sua empresa.

E qual é a melhor forma de evitar isso? Com ações preventivas.

Um bom exemplo de sistema que visa esse tipo de atividade é o poka yoke, que oferece oportunidades de melhoria de desempenho e crescimento da empresa. Por se tratar de um conceito de extrema relevância para  indústria, iremos abordá-lo nesse artigo.

Ao longo do texto iremos te ensinar não só o que é o poka yoke, mas como ele surgiu, quais são os tipos de poka yoke, exemplos práticos e até como você pode implementar na sua própria empresa. Boa leitura!
Poka Yoke: O que é e como aplicar em sua empresa - Poka Yoke: O que é e como aplicar em sua empresa

O que é Poka Yoke?

De forma bastante prática, o poka yoke pode ser definido como um sistema a prova de erros que tem como objetivo  evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação, bem como no uso de produtos.

Poka Yoke significa “à prova de erros” e trata-se, portanto, de uma importante ferramenta de padronização com diversas aplicações capaz de criar uma cultura de prevenção de falhas.

Essa metodologia visa garantir as condições corretas antes que um processo seja executado. Dessa forma, consegue prevenir a ocorrência de defeitos.

Por se tratar de um método, existem 4 modalidades dessa metodologia japonesa que são usados nos processos produtivos, sendo elas:

  • Detecção;
  • Prevenção;
  • Valor Fixo;
  • Etapas.

Onde e quando surgiu o Poka Yoke?

O poka Yoke tem relação direta com o sistema Toyota de produção no Japão. O termo foi criado nos anos 1960 pelo engenheiro industrial, Shigeo Shingo, que liderava a empresa.

Incomodado com a grande quantidade de falhas nos processos, resolveu criar um dispositivo que fosse capaz de evitar os erros humanos.

Inicialmente, o termo era  Baka (“idiota”, em japonês) Yoke (“à prova de”). No entanto, com o tempo e em respeito às pessoas, resolveu modificar o termo.

Com o tempo, essa técnica se consolidou e se consagrou de forma ampla dentro da gestão em processos industriais, além de ter sido aprimorada para diversos aspectos da indústria.

Os tipos de Poka Yoke

tipos de poke yoke

Como falamos antes, o poka yoke é um tipo de metodologia que se divide em quatro tipos mais específicos para se adequar à tarefa em questão. Vamos falar um pouco sobre cada um desses tipos.

Detecção

Em primeiro lugar, podemos falar do poka yoke de detecção. Nesse caso, ele pode se subdividir, ainda, em aplicações de controle e de advertência.

O tipo de advertência foca em advertir, através de sinais visuais ou auditivos, o aparecimento de um erro. Com isso, os colaboradores envolvidos na tarefa serão avisados sobre sua origem e poderão realizar uma análise de contenção.

Já o método de controle busca inté morrer completamente o processo devido a detecção de algum erro operacional. Diferente da advertência, a resolução precisa ser imediata. A atividade só pode retomar, portanto, após isso.

Prevenção

A principal modalidade de poka yoke é a de prevenção. A ideia é que, com ela, seja possível eliminar completamente a origem do erro.

Os erros podem variar desde a falta de treinamento operacional como até ambiente desorganizado ou condições inadequadas de trabalho.

Valor Fixo

O tipo de valor fixo tem como propósito garantir, dentro de um determinado processo, que uma quantidade específica e fixa de movimentos seja seguida de forma adequada.

Quando isso não acontece, gera-se um alerta aos colaboradores. É o tipo de mecanismo usado para detectar quando peças estão faltando.

Etapas

Por fim, o tipo de etapas tem como função evitar falhas na ordem de execução das atividades. Sendo assim, o dispositivo vai identificar se todos os passos de uma operação estão sendo seguidos na ordem correta.

Caso as etapas não estejam certas, então, não será possível realizar a operação desejada. Com isso, é possível identificar exatamente a etapa que não foi feita da forma correta.

Exemplos de Poka Yoke

O poka yoke é muito utilizado em diversos segmentos devido a sua possibilidade de prever e evitar erros. Vamos trazer aqui três exemplos práticos disso.

Plugues USB e outros cabos

exemplos de poka yoke

Um dos exemplos clássicos são os plugues e cabos USB, no qual os conectores só podem ser inseridos na tomada certa a partir de uma orientação. Eles costumam ter pinos, que  correspondem a um número de orifícios em um lugar exato.

Eletrodomésticos de porta aberta

Os eletrodomésticos, no geral, como geladeira e microondas, não trabalham quando são abertos. Da mesma forma, quando são fechados, a porta trava por um tempo até poder abrir novamente

Portas do elevador

É comum que as portas dos elevadores tenham um sensor de segurança que detecta a presença de uma pessoa. Isso é muito importante para evitar que elas fechem enquanto uma pessoa está entrando.

Cultura de prevenção: a importância para sua empresa

Como podemos ver ao longo desse artigo, a redução de erros oferecida por essa metodologia japonesa é muito importante, uma vez que ela promove um contexto de cultura de prevenção na empresa.

Uma cultura de prevenção é essencial, principalmente, para sistemas de manufatura, uma vez que processos autônomos vão demandar menos intervenções humanas e por consequência, uma menor chance de falhas operacionais.

A cultura de prevenção, a partir de mecanismos de poka yoke, portanto, vão ser essenciais para criar maior efetividade na linha de produção de um produto.

Vale ressaltar que esse método não irá substituir a inspeção humana, mas irá ser eficiente de outras formas que otimizam as tarefas mecânicas.

Como implementar Poka Yoke em sua empresa?

Dada a importância desse tema, é normal que o interesse de implementação surja. No entanto, como se dá esse processo?

O primeiro passo para implementar o poka yoke na sua empresa é identificar as principais falhas das atividades e, claro, entender como elas aparecem. A partir daí, você poderá listar as possíveis soluções para elas.

É com essa compreensão dos maiores gargalos da sua empresa que você vai poder, então, escolher os mecanismos e tipos de poka yoke necessários para melhorar a performance do seu negócio. Antes de aplicar, faça testes e ajuste os processos sempre que for necessário.

Poka Yoke: O que é e como aplicar em sua empresa - Poka Yoke: O que é e como aplicar em sua empresa

Conclusão

Como você pode ver nesse artigo, o poka yoke é uma forma de garantir a qualidade e prevenir erros dentro do processo produtivo.

Se você gerencia sua empresa e ainda não investiu em ferramentas para essa metodologia, agora você já sabe como aplicar!

Postagens relacionadas