Quais são os aspectos positivos no uso de robôs: fique por dentro

quais são os aspectos positivos no uso de robôs
Por Thiago Schoba
07/06/22

Quais são os aspectos positivos no uso de robôs? Essa é uma pergunta que muitos se fazem, pois, enxergam até uma ameaça na ascensão desse tipo de tecnologia.

Contudo, é preciso ponderar que existem vários benefícios no uso de máquinas robóticas no dia a dia. Isso está ao alcance de todos, não somente de empresas. 

Na mais simples tarefa de atendimento ao cliente, você desfruta hoje de contato com robôs. Na ligação para uma empresa, o cliente muitas vezes é atendido por uma voz robótica.

No entanto, para gestores, as vantagens são ainda maiores e mais impactantes. Quando entramos na indústria, por exemplo, os avanços vêm propulsionando revoluções nesse setor desde o século passado.

Então, deseja entender melhor o papel da robótica no desenvolvimento tecnológico atual? Entenda melhor no resto deste artigo.

A importância de entender quais são os aspectos positivos no uso de robôs

Segundo um relatório da McKinsey, 88% dos negócios planejam implementar automação robótica nos próximos anos.

Ou seja, é uma tendência inevitável no mercado. Todos estão olhando para essa mesma direção.

Por isso, acompanhar isso é meramente um movimento de busca por atualização e vantagem competitiva. A empresa tenta se posicionar como uma concorrente forte, ao estudar o que o mercado está tentando fazer.

Para o futuro, a palavra sobrevivência define o que vai acontecer com quem se adapta. A tendência é que o mercado seja cada vez mais tecnológico, cada vez mais digital. Com isso, sobrevive quem se esforça para se alinhar a esse cenário.

Se todos seguem os caminhos da transformação tecnológica, naturalmente tendem a reduzir seus custos e a tornar seus processos mais eficientes. Isso, por sua vez, barateia os preços e melhora a condição para os clientes. 

Quem não acompanha essa mudança, pode ficar com preços irreais com relação ao resto do mercado e perder uma grande parcela do público. 

Antes de tudo, entenda o que é robótica

A robótica é uma área de estudo que visa criar máquinas e robôs que ofereçam autonomia em certas tarefas comuns. Ou seja, automatizam funções típicas do ser humano com os movimentos que as pessoas usariam.  

Combina um esforço de hardware e de software. Para o hardware, é preciso contar com a engenharia para projetar estruturas e corpos capazes de se movimentar.

Para o software, a parte lógica, é necessário uma interface programável para controlar as ações.

entenda o que é robótica

Na parte de software, muitas vezes a robótica envolve a inteligência artificial, que se preocupa em gerar autonomia para que as máquinas tomem suas próprias decisões.

Contudo, as duas áreas são distintas e apenas se complementam. 

Exemplos do uso de robôs na sociedade hoje

Hoje, não é incomum ver robôs em praticamente todos os âmbitos da sociedade. Assistentes virtuais e chatbots são exemplos de robôs sem estrutura física que estão presentes em nosso dia a dia, bem perto de todos nós. 

A automação robótica permite entender quais são os aspectos positivos do uso de robôs e ampliar as possibilidades.

Assim, o uso se estende a diversos setores e universos, sempre com muitos benefícios e uma mudança geral na postura das pessoas.

Veja também exemplos do uso de robôs no âmbito das empresas

Nas empresas de todos os tipos temos robôs muito úteis. 

Na logística, robôs ajudam no controle de armazenamento em centros de distribuição. Eles servem como braços para empilhar produtos e alcançar posições muito altas, por exemplo. 

Fazem também a movimentação de cargas de uma forma mais eficiente, de modo a ampliar as capacidades humanas.

Ainda no setor logístico, temos as máquinas embaladoras e seladoras. 

Elas cumprem a função de preparar os produtos para a expedição, ao montar as embalagens e os kits para o envio. Imprimem a marca da empresa e asseguram segurança para os itens durante o transporte. 

Na indústria, temos a soldagem, a montagem de equipamentos, bem como máquinas para armazenar equipamentos usados pelos colaboradores, como lockers inteligentes e vending machines. 

As vending machines também são usadas no e-commerce e em lojas para vender sem precisar da ajuda dos humanos. 

Além disso, braços robóticos podem fazer as mesmas funções que um braço humano, só que com algumas vantagens específicas (que vamos explorar no próximo tópico).

Quais são os aspectos positivos no uso de robôs: conheça 7!

Pois bem, vamos à resposta sobre quais são os aspectos positivos do uso de robôs na indústria e nas empresas em geral. 

1. Automação

Robôs servem para automatizar processos. Isso por si já é uma grande vantagem, pois facilita a realização dessas funções e desburocratiza a rotina operacional. 

A automação libera as pessoas para outras funções, que sejam mais criativas, e cria demandas por novos empregos.

2. Redução de custos

Outro aspecto positivo é a redução de custos. Ao automatizar com robôs, a empresa garante menos despesas e despesas menores do que o normal. 

Afinal, ganhará em agilidade nas operações, conseguindo realizar mais tarefas em menos tempo. Isso representa menos gastos de energia e recursos para entregar um determinado resultado.

Da mesma forma, a automação permite evitar gastos com contratação e treinamento de pessoal para tarefas repetitivas. 

Por outro lado, a empresa economiza o tempo de trabalho que seria investido nessas atividades — tempo que poderia ser prolongado por distrações, cansaço e outras questões. 

3. Redução de erros 

Automatizar também significa reparar os erros comuns e aumentar a precisão das atividades. Uma das características do uso de robôs é justamente que eles não erram em suas tarefas, pois executam tudo com uma incrível precisão matemática.

As tarefas para eles são algoritmos, conjuntos de etapas em um fluxo para chegar de um ponto A (início de um processo) a um ponto B (final).

Desse modo, é possível evitar falhas que geram outras em cadeia. 

4. Maior segurança

Robôs no setor industrial, por exemplo, ajudam a assegurar maior segurança e menos acidentes. 

As empresas já utilizam as máquinas para executar algumas tarefas que envolvem o uso de ferramentas perigosas e que podem causar acidentes prejudiciais e até fatais em seres humanos.

Para tarefas mais arriscadas, o robô pode assumir, de modo a ampliar a capacidade humana e não gerar nenhuma perda de algum funcionário por isso. Além disso, evita paradas operacionais decorrentes desses eventos inesperados.

5. Aumento da produtividade

Outro aspecto que vale menção é o aumento da produtividade. Robôs contribuem para uma rotina mais ágil, com menos custos e mais produtiva. Eles conseguem lidar com maior carga de trabalho por dia, de uma forma menos instável. 

6. Maior qualidade e possibilidade de personalização

É possível reforçar a qualidade da produção com processos padronizados e eficientes. Ademais, é mais fácil personalizar a forma de trabalhar e customizar os resultados a depender do que a empresa precisa.

maior qualidade e possibilidade de personalização

Nesse caso, só é necessário mudar a programação e as diretrizes da máquina. 

7. Sistema flexível 

Uma máquina pode atender a uma demanda maior ou menor, sem apresentar nenhuma instabilidade e falha. Ou seja, é flexível e apresenta o mesmo padrão de qualidade e consistência sempre. 

Visite a página da nossa máquina de vendas automática e confira todas as informações. Solicite uma cotação, fazemos questão de ajudar você!

Conclusão

A adesão do mercado é muito grande e inevitável. Por isso, é mandatório perceber quais são os aspectos positivos no uso de robôs e avançar nesse caminho. 

Ao usar as máquinas no dia a dia, as empresas asseguram produtividade, segurança para os colaboradores, menos paradas, menos custos e menos erros.

Postagens relacionadas