Sustentabilidade empresarial: o que é, qual a importância e como aplicar

sustentabilidade empresarial
Por Thiago Schoba
03/03/22

A relação entre sustentabilidade e um empreendimento tem se tornado necessária mais do que nunca. Quando falamos de ações sustentáveis das empresas, estamos pensando em  práticas economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis com o meio ambiente.

Ao mesmo tempo, muitas empresas e gestores acreditam que implementar a sustentabilidade empresarial é um grande desafio do ponto de vista financeiro. No entanto, será que ela realmente não é viável e não compensa?

Se você quer entender mais sobre a sustentabilidade empresarial, desde o conceito até dicas para implementação, está no artigo certo.

Ao longo do texto vamos mostrar como a sustentabilidade nas empresas pode ser um fato vantajoso para ela e para o ecossistema. Para saber mais, continue lendo!

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial nada mais é do que um conjunto de práticas e políticas sustentáveis que uma empresa adota. O objetivo disso é alinhar o negócio em respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento responsável.

As ações de sustentabilidade empresarial estão ligadas tanto aos processos operacionais como ao produto final, envolvendo práticas éticas e sem agredir o ecossistema, ao mesmo tempo que não deixam de visar o crescimento econômico da empresa, afinal, ela depende dele.

Em suma, uma empresa com compromisso sustentável passa a se equilibrar sobre três pilares básicos: o ambiental, o social e o econômico. Essas são as práticas associadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance), no qual:

  • E de Environmental (fatores ambientais) diz respeito ao uso de recursos naturais, além de iniciativas relativas à redução de emissões de carbono, por exemplo e a práticas de eficiência energética, gestão de resíduos e reflorestamento;
  • S de Social (fatores sociais) está ligada a economia circular e aos vínculos de trabalho e as políticas internas e externas de uma empresa, que envolvem tanto o respeito aos direitos humanos e a dignidade laboral como o respeito à inclusão e diversidade dos funcionários;
  • G de Governance (fatores de governança) diz respeito às políticas de remuneração e estrutura de comitês, além do compromisso ético e a transparência, independência e diversidade em conselhos.

Entenda o por quê a sustentabilidade é importante nas empresas

porque ter sustentabilidade empresarial

O crescimento de um negócio deve ser benéfico não somente para seus proprietários, mas também para quem o consome e para o ambiente em que ele está inserido.

Com o aumento de escândalos ambientais, cresce também a cobrança de uma maior sustentabilidade empresarial, seja por parte dos clientes, dos funcionários, dos investidores ou até mesmo das instituições financeiras.

Considerando isso, não há como negar que, além de ser uma demanda para garantir nossa existência na terra, a sustentabilidade empresarial é também uma demanda das pessoas que estão associadas direta ou indiretamente com uma organização.

Benefícios da sustentabilidade empresarial

Embora seja vista como uma demanda externa, a sustentabilidade da empresa pode trazer uma grande quantidade de vantagens para a saúde do negócio e do planeta. A seguir, vamos falar mais sobre eles.

Redução de custos e de desperdício

Em primeiro lugar, a prática de sustentabilidade empresarial significa a redução de custos e o menor desperdício de recursos.

Um exemplo simples da redução de custo é o uso de embalagens ecológicas, ou também lâmpadas LED que, além de serem sustentáveis, também consomem menos 85% da energia elétrica, o que interfere diretamente no custo mensal com a conta de luz.

Junto a isso, quando se pensa em recursos, adquirir mais papel ou material plástico do que o necessário pode resultar em um consumo maior de água e maior desmatamento para a produção de um produto final.

Por isso, o uso controlado e estratégico da matéria-prima, considerando o impacto do consumo excessivo, também contribui para reduzir o desperdício.

Mais qualidade e produtividade para colaboradores

A sustentabilidade de uma empresa também impacta a vida dos colaboradores dela, pois ela tem uma relação direta com a promoção de um ambiente de trabalho adequado.

Além disso, é importante conhecer a postura dos funcionários em relação às ações sustentáveis como um todo para que, assim, eles possam trazer suas percepções individuais do que pode ser melhorado.

Ao mesmo tempo, aqueles que não conhecem a sustentabilidade podem  passar a compreender a importância dela e, assim, valorizar ainda mais o papel da empresa.

Com uma maior confiança na empresa, os colaboradores também vão se sentir mais motivados a trabalhar, o que vai refletir em uma maior produtividade empresarial.

Fortalecimento da imagem da marca

Quanto mais sustentável, de fato, for uma empresa, mais bem posicionada ela fica no mercado pois, como falamos, é uma própria demanda dele. Dessa forma, a empresa passa a ser reconhecida pelo seu compromisso ambiental, o que gera valor.

Em 2020, uma pesquisa feita pelo Union + Webster mostrou que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, o que reforça a questão da procura e exigência do público.

Para que a sustentabilidade seja quantificada, existem alguns índices que têm servido de base para isso e que os consumidores cada vez mais se atentam.

São eles, por exemplo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que reúne empresas com responsabilidade ambiental na Bolsa de Valores e o B-corps, que são negócios lucrativos que focam em trazer benefícios para a sociedade e o meio ambiente.

Mentalidade que traz processos mais enxutos e eficientes

A sustentabilidade é, antes de tudo, uma filosofia. Por isso, ações sustentáveis em uma empresa dizem respeito também a uma forma de pensar com objetivo de enxugar e otimizar processos.

Dessa forma, sustentabilidade dentro das empresas representa um pensamento mais crítico e, ao mesmo tempo, uma ressignificação de conceitos associado a um mindset sustentável, ou seja, o ressignificado do valor dos objetos e das pessoas.

De fato, bom para o meio ambiente

No fim das contas, porque as empresas devem se preocupar com o meio ambiente? Porque todas as pessoas dependem dele. Ou seja, a sustentabilidade empresarial é benéfica somente pelo fato de se comprometer com a conservação do meio ambiente.

Adotar práticas sustentáveis sempre vai trazer um impacto positivo para o ecossistema. No entanto, isso não significa que somente as empresas têm esse compromisso, afinal, qualquer pessoa pode sofrer com os efeitos dos problemas ambientais.

Isso significa dizer também que assim como as empresas, se cada pessoa fizer a sua parte e se enxergar como um agente de mudança, a sustentabilidade vai mostrar seus benefícios ainda mais rapidamente.

Exemplos de ações sustentáveis nas empresas

ações sustentáveis empresa

Quanto às ações práticas que as empresas podem realizar para se aproximar da sustentabilidade empresarial, podemos citar algumas, entre muitas outras, como:

  • Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
  • Uso racional da energia elétrica e da própria água;
  • Reciclagem do lixo sólido e reuso das matérias primas;
  • Compromisso com a não poluição de solos e rios;
  • Garantia de condições dignas e seguras de trabalho;
  • Respeito e eliminação de qualquer forma de discrimação.

Dicas para aplicar a sustentabilidade empresarial

Por fim, saber aplicar a sustentabilidade empresarial na prática faz toda a diferença e, muitas vezes, pode ser mais simples do que se imagina. Para isso, é preciso levar em conta alguns pontos como:

  • Logística empresarial com Planejamento estratégico;
  • Gestão financeira e de qualidade;
  • Mapeamento de compras sustentáveis;
  • Encadeamento produtivo;
  • Desenvolvimento social;
  • Gestão de pessoas compromissada;
  • Gestão ambiental focada;
  • Respeito a normas e legislações;
  • Adequação para ter certificações.

Conclusão

Quando falamos de sustentabilidade em uma empresa, estamos falando em uma mudança de postura que envolve tanto o fator ambiental como o social e o econômico.

Entre as vantagens de incluir práticas sustentáveis dentro de um negócio está não só o fortalecimento da imagem da marca, mas também a redução de custo, a maior produtividade dos colaboradores e, claro, uma maior conservação do planeta.

Investir em ações sustentáveis é uma prática básica para qualquer empresa que quer se manter a longo prazo no mercado!

Postagens relacionadas