O que são embalagens ecológicas, plásticas e biodegradáveis?

embalagens ecologicas
Por Thiago Schoba
06/08/21

Preservar a natureza é uma questão de importância indiscutivelmente importante para a manutenção da sociedade. No universo das embalagens, não é diferente, afinal, o impacto é muito grande na produção de lixo para o meio ambiente, por exemplo.

Nesse contexto, entra então a questão das embalagens ecológicas e sua cada vez maior relevância para que possamos proteger o ecossistema. Mas o que são embalagens ecológicas e como elas podem ajudar o seu negócio?

Nesse artigo,a  gente não só vai te responder o que elas são, mas também quais são as  diferenças, por exemplo, entre embalagem ecológica, plástica e biodegradável, além de falar mais sobre processos de personalização de embalagens. Boa leitura!

Saiba como otimizar o tempo de processos da sua empresa!

O que são embalagens ecológicas?

Também chamadas de eco-embalagens, as embalagens ecológicas ou eco-friendly são tipos de embalagens que utilizam processos menos agressivos ao meio ambiente.

Por serem recicláveis, isto é, podem ter seu material reaproveitado para a confecção de outros produtos, por exemplo, seu descarte também é mais ecológico.

Sua principal função é substituir embalagens tradicionais, muitas vezes feitas de plástico convencional, que é bastante nocivo para o meio ambiente, embora seja muito utilizado.

Qual a diferença entre embalagem ecológica, plástica e biodegradável?

Existem grandes diferenças entre embalagens ecológicas, plásticas e biodegradáveis. Entenda cada uma delas:

  • As embalagens ecológicas, como já falamos antes, tem um processo produtivo que respeita o meio ambiente, sendo, muitas vezes, proveniente de materiais reciclados anteriormente.
  • As embalagens plásticas, na maioria das vezes, são produzidas em sua maioria, com origem nos polímeros extraídos do petróleo, como polietileno ou polipropileno. Sua grande produção e descarte incorreto compromete o solo, a flora e fauna marinha, além de esgotar aterros e lixões.
  • As embalagens biodegradáveis, por fim, são como o nome sugere: conseguem ser biodegradadas em um tempo curto, Isso pode acontecer em até 180 dias.No entanto, essa eficiência também depende do descarte adequado. 

Nem todas as embalagens ecológicas são biodegradáveis, mas muitas costumam ser.

Importância de usar embalagens ecológicas

embalagens ecologicas meio ambiente

A grande importância de usar embalagens ecológicas é porque elas reduzem os impactos da produção de lixo para o meio ambiente. 

O processo de produção de embalagens ecológicas, por exemplo, emite menos gás carbônico para atmosfera.

Um estudo feito pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA) em parceria com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), mostrou que essa a redução da emissão de CO2 com embalagens ecológicas chega a 60%.

Embalagens ecológicas também são importantes aliados para reduzir os custos de produção dos materiais. 

Sem contar que, por serem mais leves, fazem com que os gastos em logística e transporte também reduzam, trazendo benefícios financeiros para a empresa também.

Além disso, adotar embalagens ecológicas agrega muito valor à marca, pois mostra que você se preocupa com os recursos naturais e isso gera maior credibilidade no mercado, sempre sendo aliada à transparência.

Todos os setores podem dar mais atenção a esse tipo de embalagem. Desde uma embalagem ecológica para comida até embalagens sustentáveis para roupas, é essencial repensar as embalagens e a substituição por soluções mais sustentáveis.

7 exemplos de embalagens ecológicas

Existem diversos materiais que podem servir de matéria prima para a produção de uma embalagem ecológica. São eles, portanto:

Embalagens de cogumelos

Esse tipo de embalagem é feito a partir das raízes que crescem em folhas mortas e humos, conferindo bastante flexibilidade e durabilidade às embalagens. Além disso, elas  são biodegradáveis e também comestíveis, em alguns casos.

Embalagens de fibra de coco

Esse tipo de embalagem é ideal para embalar alimentos e são completamente biodegradáveis quando retornam ao solo, além de não oferecer qualquer malefício ao organismo.

Embalagens de plástico PLA

O plástico PLA (poliácido láctico) é um polímero sintético termoplástico que substitui o plástico tradicional. Com diversos fins, ele tem uma biodegradação muito mais rápida que o plástico comum.

Sendo descartado corretamente, é uma substância inofensiva facilmente degradada pela água.

Embalagens de bagaço de cana de açúcar

Esse tipo de embalagem foi criada no Brasil, a partir das frutas, bebidas e hortaliças feitas a partir de painéis de bagaço de cana. Trata-se de uma solução muito recente.

Embalagens de papel reciclado

embalagens ecologicas papel

Como o próprio nome já sugere, elas já são oriundas de um processo de reciclagem anterior. Dessa forma, esse tipo de embalagem aumenta o potencial de tempo de vida do produto e o valor extraído das matérias-primas.

Embalagens de vidros

Um dos tipos de embalagens mais utilizados é o vidro e, sim, ele pode ser ecológico. São altamente reutilizáveis em casa e, ainda, são recicláveis sem perda de material, além de não liberarem toxinas para o meio ambiente.

Embalagens de alumínio

Embalagens de alumínio, além de eficientes, também podem ser consideradas ecológicas, sendo um material reciclável. O alumínio ajuda na preservação das características dos materiais, assim como também maximiza a vida útil dos produtos.

Como personalizar uma embalagem ecológica?

Embalagens ecológicas personalizadas também são um ponto importante. Para personalizar uma embalagem ecológica, você deve levar em considerações algumas coisas, como, por exemplo:

  • Material mais adequado;
  • Tamanho do produto;
  • Cores e logomarca da empresa;
  • Informações adicionais.

Como a INOBAG pode ajudar sua empresa?

A Inobag pode ajudar no processo de personalização da sua embalagem ecológica, pois possui uma solução completa para a automação no processo de embalagem, sendo até 5 vezes mais rápida que o processo manual.

A personalização permite que você, inclusive, aproveite o espaço da embalagem para colocar informações personalizadas, objetivas e que podem ajudar em uma maior venda do seu produto

Através de uma máquina de embalagem, capaz de personalizar a embalagem, você consegue conquistar redução de custos, retorno do investimento, maior flexibilidade e, ainda, controle da produção.

Saiba como otimizar o tempo de processos da sua empresa!

Conclusão

Cada etapa do processo de produção e comercialização do produto é crucial. Portanto, a etapa de embalagem não poderia ser diferente.

Mais uma vez, reforça-se a importância que adotar práticas mais sustentáveis, como as embalagens ecológicas, podem ser positivas para o meio ambiente e, ainda, para o seu negócio.

Postagens relacionadas