Identidade Visual da Empresa: Benefícios e Como Desenvolver

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Por Thiago Schoba
27/08/21

Toda empresa precisa ter uma identidade visual. Mas você sabe por que é importante desenvolver uma para o seu negócio e como ela é importante para a comunicação da sua empresa?

A identidade visual é um conjunto de elementos que vai desde a logo da empresa até fatores sensoriais que uma marca consegue transmitir a partir da sua aparência.

 E como se trata de um elemento muito importante para a construção da marca, é importante conhecer mais sobre a identidade visual de uma empresa.

Por isso, ao longo deste texto, vamos explicar o que é identidade visual de uma empresa, quais os seus benefícios e sua importância, além de te ensinar como você pode construir a sua, até mesmo na embalagem do seu produto. Boa leitura!

O que é a identidade visual da empresa?

A identidade visual de uma empresa representa, antes de tudo, uma maneira de identificação. Isso acontece por meio de formas e elementos em consonância, de forma a distinguir e oferecer uma identidade única a aquela empresa.

Todos os aspectos visuais e gráficos que a empresa utiliza para se lançar no mercado vão ser responsáveis por criar a ambientação dela nele também.

Existem empresas que são bastante associadas com a cor que escolhem para a sua identidade visual, por exemplo. Esse é o caso do Nubank e da Coca Cola.

O que compõe a identidade visual de uma empresa?

Há uma série de elementos que fazem parte da identidade visual de uma empresa. São eles, portanto:

  • Logomarca;
  • Cores;
  • Tipografia
  • Texturas;
  • Ícones;
  • Grafismos;
  • Mascotes;
  • Aspectos não tangíveis: sensações, valores e princípios (ligados ao branding também).

Benefícios de ter uma identidade visual da sua empresa

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Agora vamos falar sobre os diversos benefícios que existem quando se tem uma identidade visual da empresa bem estruturada. São eles, por exemplo:

  • Maior credibilidade do negócio;
  • Unidade e consistência;
  • Valor agregado e consolidação da marca;
  • Possibilidade de renovação;

Credibilidade do negócio

Uma identidade visual bem trabalhada sempre oferece maior credibilidade ao negócio. Afinal, se há uma preocupação em construir a imagem da empresa, é porque ela tem uma visão ampla do seu próprio negócio.

Ao mesmo tempo, a maior credibilidade também está bastante associada ao profissionalismo da empresa. Se a identidade visual oferece qualidade, é normal que haja associação com a qualidade e compromisso com os produtos e serviços que ela oferece.

Unidade e consistência

Ter um padrão na hora de se comunicar não só garante o tom de voz que a empresa quer passar, mas também oferece consistência para a marca.

Uma empresa que mantém sua identidade visual em todas as esferas que a envolvem se mostra coerente. A unidade é importante desde a confecção de peças até o ambiente online que a empresa usa para se comunicar.

Valor agregado e consolidação da marca

A identidade visual de uma marca também constrói maior valor agregado para a empresa ao longo do tempo.  Os esforços de gestão da marca e de identidade visual consolidam e oferecem maior valor à empresa.

Em primeiro lugar, a consolidação da marca agrega valor à medida que a empresa se torna referência da sua área, por exemplo, a partir da identidade visual. 

A partir disso, a relação de confiança também se dá pelo fato da empresa estar no imaginário das pessoas com frequência.

Possibilidade de renovação

A identidade visual de uma empresa não precisa ser a mesma para sempre. Quando há planejamento por trás, é extremamente saudável fazer mudanças para mostrar que a empresa, além de tudo, está acompanhando as transformações do mercado.

De forma geral, as marcas sempre se adaptando conforme surgem novas necessidades e por isso conhecer a identidade visual da empresa é importante para que se possa mudar com coerência também!

Como desenvolver a identidade visual? 4 Passos

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A identidade visual começa muito antes de desenhar uma logomarca ou escolher um tipo de fonte. Ela está muito associada ao branding, que envolve um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. 

Aqui vamos trazer algumas dicas para que se consiga construir uma identidade visual de sucesso para o seu negócio.

  • Conhecer e definir bem o seu público: para saber o que você quer transmitir a partir da sua identidade visual, você precisa, antes de tudo, saber com quem você quer falar e entender todas as dores e interesses dessas pessoas, que são o foco do seu negócio.
  • Encontrar a personalidade da sua marca: você precisa saber o que sua marca representa, quais seus valores e princípios para que assim possa construir o seu branding com qualidade e relevância;
  • Procurar referências que agreguem: é sempre importante se inspirar naquilo que você quer que sua marca também transmite, portanto, criar um moodboard com tudo que você acha coerente para sua identidade visual também é uma ótima maneira de surgir ideias;
  • Construir efetivamente sua identidade visual: por fim, é hora de colocar a mão na massa, testar e criar sua logomarca, sua tipografia, suas cores e todos os outros elementos gráficos necessários!

Importância da identidade visual da empresa na embalagem do produto

A identidade visual também é essencial na embalagem dos produtos. Isso porque trata-se de um item que o consumidor final tem contato direto na hora que receber sua mercadoria e sempre vai associar à qualidade do item que está dentro da embalagem.

Quanto mais bem elaborada for sua identidade visual que está na embalagem, mais valor ela vai agregar ao seu produto.

Como a INOBAG pode te auxiliar neste processo?

A Inobag busca simplificar e acelerar os processos de embalagens através da criação de soluções inovadoras. Sendo assim, elas podem ajudar a consolidar sua identidade visual a partir da embalagem também.

Você pode, por exemplo, aproveitar o espaço da embalagem para colocar informações personalizadas.

Conclusão

Uma identidade visual de empresa bem pensada e estratégica, como podemos ver, leva em conta todo o branding anterior para que possa, portanto, consolidar a marca e oferecer mais credibilidade ao negócio!

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