Página Inicial   ›   Blog INOBAG   ›

Logística Integrada: Como funciona, Benefícios e Aplicação

logistica integrada
Por Thiago Schoba
16/09/21

Cada vez mais os processos e setores precisam estar conectados e bem alinhados para que se tenha sucesso em um negócio. Essas constantes mudanças e adaptações, por sua vez, tem total relação com a logística integrada. 

A integração visa garantir uma boa administração de todo o fluxo de uma empresa. Sendo assim, a logística integrada é um importante conceito que estimula a interatividade de forma dinâmica para o negócio como todo.

Como trata-se de um sistema essencial para a saúde de uma empresa, vale entender mais sobre a logística integrada. 

Nesse artigo, portanto, vamos nos aprofundar sobre esse assunto e falar sobre seu funcionamento, características, benefícios e como se pode ter maior produtividade dentro dela. 

Logística Integrada: Como funciona, Benefícios e Aplicação - Logística Integrada: Como funciona, Benefícios e Aplicação

O que é logística Integrada?

Em primeiro lugar, é importante entender bem o que significa logística integrada. Trata-se de um sistema que busca trazer maior interação entre fornecedores, produtos e clientes – ou seja, maior integração na gestão de cadeia de suprimentos.

Sendo assim, de forma direta, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega do produto ao consumidor final.

Quais são os principais objetivos da logística integrada?

Os principais objetivos da logística integrada é suprir as demandas do mercado, de forma a otimizar os processos. Por essa razão, ela é responsável por:

  • Oferecer um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte 
  • Garantir acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, 
  • Organizar a gestão do fluxo de informações geradas e compartilhadas ao longo da cadeia.

Como funciona a logística integrada?

como funciona logistica integrada

A logística integrada tem como fim garantir a disponibilidade dos serviços, agilidade das entregas e satisfação do consumidor. Para isso, ela se divide em três etapas.

  • Fluxo de materiais e informações;
  • Circulação das matérias-primas;
  • Transporte e distribuição.

A logística integrada vem sendo bastante utilizada no momento em que as empresas precisam de maior agilidade nos processos. Por isso, vamos falar mais sobre as atividades práticas que permitem o sucesso dela.

Fluxo dos materiais e informações

Essa primeira atividade da logística integrada é responsável pela administração da entrada e saída de matérias-primas. O objetivo dela é evitar desperdícios e amenizar o máximo de perda de materiais.

Sendo assim é preciso garantir a qualidade em todo o processo bem como garantir o convívio com os fornecedores, para que seja possível acelerar todo o processo de produção.

Quanto ao fluxo de informações, ele representa a transmissão de informações referentes ao andamento da entrega, o rastreamento da carga e o pagamento pelo serviço de frete.

Circulação das matérias-primas

Essa etapa da logística integrada envolve os profissionais responsáveis pelo deslocamento de matérias-primas e insumos que garantem o abastecimento da linha de produção

Dessa forma, evita-se possível falta de material e, assim, se garante o andamento ao processo produtivo. 

Além disso, o profissional dessa área também fica responsável pelo tempo gasto em todo esse processo na logística industrial.

Transporte e distribuição

Por fim, o funcionamento da logística integrada também envolve o transporte e distribuição das mercadorias, etapa final do processo. É essa atividade que garante que o produto chegue ao destino, seja pontos de distribuição como nos pontos de vendas ao consumidor final. É importante que se priorize sempre garantindo qualidade e agilidade.

Quais as características da logística integrada?

A logística tradicional envolve diversos fatores como, por exemplo, o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas.

Além disso, envolve se caracteriza pela gestão do inventário, produtos acabados e informações relacionadas a cadeia de suprimentos. 

No entanto, sua principal característica é o que define seu próprio nome: maior comunicação e integração objetiva entre os setores, permitindo que todas as artes envolvidas nos processos logísticos estejam satisfeitas.  

Quais os benefícios da logística integrada?

Entre os diversos benefícios que a logística integrada oferece, estão:

  • Melhora da comunicação;
  • Reduz custos operacionais;
  • Favorece a tomada de decisão;
  • Aumenta a lucratividade da empresa;
  • Amplia a satisfação dos stakeholders;
  • Oferece uma vantagem competitiva;
  • Agiliza a entrega das mercadorias;
  • Diminui a chance de riscos e acidentes.

Como aplicar a Logística Integrada na sua empresa?

Na prática, a logística integrada é aplicada a partir da integração. Por exemplo, o setor de estoque de uma empresa fornece informações ao setor de compras para avaliação da necessidade do que comprar.

Sendo assim, os setor de compra repassa as informações para os fornecedores que comunicam sobre a disponibilidade do que a empresa necessita e os prazos para entrega. 

Com a logística integrada, portanto, essa conexão oferece mais sucesso na realização das etapas. Por isso, investir em comunicação interna de qualidade é uma das principais formas de aplicar esse sistema.

Entenda como ter maior produtividade na Logística Integrada

Há algumas formas de garantir maior efetividade na logística integrada dentro da sua empresa. São elas, por exemplo:

  • Conhecer bem todos os detalhes sobre seus clientes, fornecedores e produtos;
  • Mapear e remover todos os estoques parados ou obsoletos;
  • Contratar um bom operador logístico;
  • Automatizar processos industriais.

 Saiba como a INOBAG pode te ajudar 

Uma das formas de ter maior produtividade na logística integrada é justamente automação de processos industriais. 

Um dos processos que pode passar por isso é a embalagem dos produtos que chegarão ao consumidor final. Alguns dos benefícios dessa prática são, por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Retorno de investimentos;
  • Flexibilidade;
  • Consistência da operação.

Logística Integrada: Como funciona, Benefícios e Aplicação - Logística Integrada: Como funciona, Benefícios e Aplicação

Conclusão

Como podemos ver, a logística integrada é essencial para a organização e agilidade de uma empresa. E como você sabe a importância desse sistema, está na hora de investir nela dentro da sua empresa! 

Postagens relacionadas