Vending Machine com EPI - Aplicação para Indústrias

O mercado de vending machines, definitivamente, não se baseia apenas em máquinas que oferecem snacks e bebidas. Na verdade, com o setor dos serviços automatizados em total expansão, surgiu a necessidade de mudar completamente o modo como vemos essas máquinas, incorporando-as também aos escritórios, fábricas e indústrias.

Além de exigir baixa manutenção e proporcionar controle, economia de tempo e dinheiro, uma vending machine é capaz de suprir certas demandas internas, otimizando serviços administrativos e tornando os ambientes mais produtivos.

Hoje, vamos falar sobre algumas dessas máquinas de venda automática, mostrando suas principais características e vantagens.

Vending Machine para Ativos

Um modo simples e extremamente eficaz de gerenciar itens de informática e de escritório em qualquer empresa, principalmente nos setores de T.I e de Service Desk.

Imagine a seguinte situação: um funcionário precisa com urgência de um mouse. O dele, que já não estava em boas condições, simplesmente parou de funcionar. Porém, esse mesmo funcionário esqueceu-se de solicitar ao setor responsável que comprasse um mouse novo e agora, o setor terá que correr para que o trabalho desse colaborador não atrase graças à indisponibilidade do item.

Uma vending machine de ativos pode acabar com esse tipo de problema e evita a sobrecarga de determinados setores e funcionários com essas demandas, além de garantir que os produtos necessários estejam sempre disponíveis. Sem burocracia ou complicações.

A empresa que opta por uma máquina como essa pode realizar o controle dos itens através de biometria, senhas ou por aplicativos.

Também é possível fazer o rastreio dos itens, mostrando as quantidades retiradas por cada funcionário, os valores dos produtos, os horários em que os itens foram solicitados na máquina, bem como o cargo e setor do colaborador em questão. Ou seja, menos desperdício e uso indevido de materiais e total autonomia da empresa.

Entre as inúmeras vantagens de uma vending machine de ativos, estão:

  • Solução completa de softwares e integração dentro das empresas;
  • A empresa não precisa manter estoque interno de produtos, deixando essa tarefa para o fornecedor;
  • Como o controle é feito a partir das solicitações de materiais feitas na máquina, é possível realizar o monitoramento dos itens, identificando problemas de mal uso de produtos ou de desperdício dos mesmos;
  • Como já mencionado acima, o fornecedor é o único responsável pelo controle e reabastecimento da máquina. Um método de gerenciamento 100% eficaz. 

Vending Machine para EPI ou MRO

Assim como no caso de uma vending machine de ativos, é possível realizar o controle e monitoramento dos itens retirados por todos os funcionários da  empresa, filtrando por cargo, setor, tipo de item e quantidade solicitada na máquina.

Porém, no caso de EPI, estamos falando de Equipamentos de Proteção Individual como máscaras, luvas, óculos de proteção, protetores auriculares ou qualquer outro item necessário, de acordo com a área de atuação. E no caso de MRO, são itens de Manutenção, Reparo e Operações, produtos necessários para manter o funcionamento da indústria como: adesivos, fitas, óleos, ou material para pintura e limpeza.

Um dos principais destaques desse modelo de vending machine é que ele pode ser utilizado em diversos segmentos que possuem a necessidade de disponibilizar materiais em grande quantidade, com rapidez e sem burocracia, como no caso de indústrias e hospitais.

Com uma grande lista de vantagens, a vending machine de EPI/MRO se destaca por:

  • Auxiliar na produtividade das empresas, permitindo que colaboradores consigam os materiais necessários, sem precisarem solicitar a outros setores;
  • Evitar desperdício de produtos e permitir que a empresa ou organização localize de onde vem o maior número de demandas de cada item;
  • Fornecer a opção de restrição de itens, baseada na quantidade utilizada e na necessidade de cada departamento;
  • Fornecer relatórios ao departamento responsável, indicando se o colaborador retirou seu EPI da forma correta, nas datas necessárias e na quantidade certa;
  • Fornecer relatórios administrativos, indicando gastos e custos dos materiais retirados;
  • Garantir que as leis trabalhistas sejam seguidas no que diz respeito à validade dos EPI fornecidos, garantindo também, maior segurança para os colaboradores;
  • Deixa a cargo do fornecedor a manutenção de estoque e o controle do abastecimento da máquina.

 

Conheça a Stock Machine, nossa Vending machine para entrega de EPI e Ferramentas

 

Vending machine abastecida com EPIs

Vending Machine para ferramentaria

Podemos dizer que, máquinas como essa são uma continuação das vending machines de EPI/MRO, já que fornecem itens de uma maneira muito semelhante. Nesse caso, podem ser usados outros meios de oferecer os produtos, com a utilização de gavetas e armários inteligentes.

O mais interessante é o quanto essa solução engloba setores distintos, como fábricas e centros cirúrgicos. Embora ainda seja um mercado muito recente no Brasil, no exterior esse método de disponibilização de materiais está cada dia mais forte, deixando claro que não é algo passageiro.

As principais vantagens são:

  • Controle, rastreio e otimização de estoque;
  • Disponibilização de histórico das máquinas, mostrando os materiais mais utilizados;
  • Adaptação a qualquer marca de ferramenta ou produto.

Smart Lockers

Talvez você já tenha tido contato com uma smart locker recentemente, principalmente ao realizar uma compra pela internet. Muitas empresas, além de oferecerem a entrega no local optado pelo cliente, também permitem que ele busque os produtos em um lugar específico, gerando comodidade para ambas as partes e zerando custos com frete.

A ideia é que o cliente realize a compra online, receba um código por sms ou e-mail, e utilize esse mesmo código para abrir a smart locker, retirando suas compras. O mesmo processo pode ser feito em casos de devolução ou troca de mercadorias. Tudo muito simples e eficiente.

Os lockers, como são chamados esses “armários inteligentes”, podem ter leitor de QRCode ou tela touch, ambos integrados a um app, deixando o controle da retirada dos produtos por conta do cliente.

Essa ideia inovadora possui diversos pontos positivos, como:

  • Funcionamento 24 horas, todos os dias
  • Praticidade e segurança na retirada de produtos
  • Entrega rápida
  • Integração com e-commerce
  • Utilização por shoppings, bancos, indústrias e até mesmo por condomínios

Conheça o Smart Locker, nossa solução de armário inteligente

 

Motivos para investir em uma Smart Locker da INOBAG

A lista é enorme, acredite. O principal deles, com toda a certeza, é que o mercado de smart lockers está em pleno crescimento e deve se tornar de suma importância nos próximos anos. Por isso, garantir que a sua empresa trabalhe com esse método pode colocá-la à frente das demais, demonstrando inovação e visão.

Vale ressaltar que, com a atual pandemia que estamos vivendo, disponibilizar smart lockers para a retirada de produtos deixa claro o quanto você e sua empresa se importam com a segurança de clientes e colaboradores, já que eles evitam o contato entre as pessoas e garantem segurança na comercialização dos mais diversos itens.

Eficiência é a chave do negócio!

Se existe uma palavra que define bem o modo como vemos o mercado hoje, essa palavra é “eficiência”. Não queremos mais, como consumidores, esperar para termos um produto em mãos. Em termos de comércio, sai na frente quem pode proporcionar uma experiência de compras rápida e objetiva.

Por isso, grandes varejistas têm investido em vending machines, não apenas para oferecerem o melhor serviço para seus clientes, mas também para favorecerem o posicionamento de suas marcas.

A ideia é que as pessoas tenham acesso aos produtos a qualquer hora, em qualquer lugar. Por isso, essas máquinas oferecem: 

  • Comercialização prática e rápida de produtos;
  • Opção de multicarrinho, ou seja, o cliente pode optar por mais de um item por compra;
  • Integração com app’s e redes sociais;
  • Integração com e-commerce;
  • Rastreio e monitoramento de tudo o que é retirado das máquinas.

Uma vending machine é sinônimo de tecnologia, definitivamente. Com a alta demanda do mercado, oferecer agilidade para seus clientes é fundamental para se manter competitivo. Além disso, a INOBAG possui parceria com grandes operadores, oferecendo toda a assistência necessária.

vending machine

Afinal, quais as vantagens de investir em uma Vending Machine?

Não importa a finalidade, uma vending machine garante total controle, monitoramento, gerenciamento e otimização, tanto para empresas, como para clientes ou colaboradores. Uma vending machine é capaz de gerar relatórios precisos e facilitar o serviço dos mais diversos setores, proporcionando, acima de tudo, economia.

As máquinas de vendas também são altamente tecnológicas, oferecendo soluções que envolvem redes de internet, aplicativos e mídias sociais, tudo para tornar os processos mais rápidos.

Resumidamente, investir em uma vending machine é dar um passo na direção da modernidade, da inovação e da eficiência. É deixar que seus clientes saibam que a sua empresa se preocupa com a experiência de compra deles e com o acesso rápido às soluções que eles precisam.