Vending Machine: O que é, Como Funciona e Tipos

vending machine o que e
Por Fabricio
02/08/21

Você sabe o que é vending machine? É muito provável que você já tenha visto uma vending machine na sua vida, mas não a conheça por esse nome. 

Esse termo abrange toda e qualquer máquina automatizada que forneça produtos ao público. São aquelas máquinas automáticas que oferecem desde lanches e refrigerantes até equipamentos de proteção individual dentro da indústria.

A automatização para o acesso aos produtos chama a atenção e essa máquina pode ser uma solução para diversos negócios. 

Sendo assim, nesse artigo vamos falar tudo sobre a vending machine: o que é, como funciona, quais são os benefícios e quais são os tipos que existem, além das suas aplicações na indústria. Boa leitura!

Com as vending machines para controle de EPI as empresas conseguem reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. Conheça mais sobre esse produto!

Vending Machine: O que é?

Como já falamos na introdução, a vending machine nada mais é do que, em português, uma máquina de venda automática. 

Essas máquinas, por sua vez, armazenam, exibem e comercializam produtos sem precisar de nenhum intermediário humano. As vending machines são um tipo de produto em destaque quando o assunto é autosserviço e praticidade.

A única mão de obra associada a esses dispositivos diz respeito à reposição de estoque e possíveis manutenções. 

Como funciona uma vending machine?

O funcionamento de uma vending machine é muito simples. Para usá-la, basta escolher um dos produtos que estão à disposição e informar à máquina. 

É também ela quem faz todo o processo de “entrega” até o consumidor final. Da mesma forma, nos casos em que acontece transação financeira, isso é feito a partir dos botões da máquina.

Uma vending machine pode funcionar por meio da inserção de moedas, notas, fichas compradas ou até mesmo cartões de crédito ou débito.

Principais vantagens de uma vending machine

vending machine beneficios

Como se trata de um meio de vendas automatizado bastante simples e prático, além de saber o que é vending machine, é importante entender também quais são seus benefícios que a fazem valer a pena. 

Trata-se de um potencial investimento adaptado às mudanças de hábitos e formas de consumo mais rápidas e diretas. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre as vantagens da venda de maquiagem neste tópico.

Aumento na produtividade

Em primeiro lugar, um dos benefícios de se optar por uma vending machine é justamente o aumento da produtividade que ela promove para os colaboradores.

Isso acontece porque, com uma máquina disponível 24 horas, não é preciso que os funcionários precisem se preocupar com essa tarefa que vending machine já faz.

Dessa forma, a máquina serve para otimizar outras atividades sem reduzir as eventuais perdas de vendas, por motivo de tempo de parada, por exemplo.

Redução de custos e gastos desnecessários

Um benefício relacionado com o primeiro é justamente a redução de custos que essa máquina oferece. Isso se torna possível justamente pelo fato dela ser automática e independente.

Sendo assim, além de reduzir o custo de mão de obra, a empresa também elimina um eventual problema que aconteça quando se compra em grande escala: risco de perdas indevidas, pois se gasta apenas o que se retira da máquina, sem desperdiçar.

Praticidade no manuseio

A vending machine também é uma máquina muito simples de utilizar, como já falamos anteriormente. Sendo assim, seu uso é extremamente intuitivo.

Em relação a manutenção, também se trata de uma tarefa simples. A única preocupação é com o abastecimento da máquina e a precificação dos produtos, quando for o caso.

Tipos de Vending Machine no Mercado

Além das vending machines mais conhecidas, como é o caso de lanches e bebidas, também existem outros tipos de vending machines que se destacam. São elas:

  • Vending machine para ativos, que serve para gerenciar itens de informática e de escritório em qualquer empresa,
  • Vending machine para EPI ou MRO, que oferecem produtos, dentro das empresas, e permitem que colaboradores consigam os materiais necessários, sem precisarem solicitar a outros setores;
  • Vending machine para ferramentaria, que oferece produtos de outra forma, com a utilização de gavetas e armários inteligentes.

Aplicações da Vending Machine em Indústrias

vending-machine-industria - Vending Machine: O que é, Como Funciona e Tipos

Uma das aplicações que existem para as vending machines é na indústria. Nesse setor, é possível utilizar a vending machine para realizar o controle e monitoramento dos itens retirados por todos os funcionários de uma empresa.

Um dos exemplos dessa aplicação industrial é para os EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas e óculos de proteção, por exemplo.

Da mesma forma, na indústria, a vending machine também serve para o controle de MRO, isto é, itens de manutenção, reparo e operações, como, por exemplo, adesivos, fitas, óleos, ou material para pintura e limpeza.

Um dos principais destaques desse modelo de vending machine é que ele pode ser utilizado em diversos segmentos que possuem a necessidade de disponibilizar materiais em grande quantidade, de forma rápida e prática, como é a situação de indústrias e hospitais.

Entenda como a INOBAG pode ajudar sua empresa

Se você está procurando uma vending machine industrial, a Inobag pode te ajudar. Possuímos uma vending machine industrial, inteligente e interativa para controle e entrega de EPI ‘s, itens de manutenção, MRO e controle de ativos fixos.

Entre suas vantagens estão, por exemplo:

  • Dispensação de produtos de forma unitária, controlada e rastreável;
  • Confiabilidade total do inventário;
  • Informação em tempo real.

Com as vending machines para controle de EPI as empresas conseguem reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. Conheça mais sobre esse produto!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender mais sobre vending machine: o que é, como funciona e quais são os tipos, inclusive para aplicações industriais. 

Trata-se de uma excelente opção para trazer mais automação e facilidade no cotidiano.E para quem tem um negócio, oferecer agilidade para seus clientes é fundamental para quando o objetivo é se manter competitivo. 

Postagens relacionadas