Aumento de produtividade: Como conquistar na sua empresa?

aumento da produtividade
Por Thiago Schoba
22/10/21

Não há dúvidas que o aumento de produtividade é o principal objetivo de muitos negócios. Quanto maior é a produtividade, maior é o retorno financeiro que um produto e um serviço da empresa pode oferecer.

Pela sua importância, os gestores estão sempre procurando formas e metodologias que possam favorecer o aumento da produtividade nas diferentes etapas do processo dentro da indústria.

Pensando nisso, nosso artigo vai explorar esse assunto. Você vai descobrir mais sobre os benefícios do aumento da produtividade, bem como você vai descobrir formas de aplicar estratégias para aumentar a produtividade da sua empresa. Boa leitura!

Aumento de produtividade: Como conquistar na sua empresa? - Aumento de produtividade: Como conquistar na sua empresa?

Como medir a produtividade da sua empresa?

Para que possa aumentar, a produtividade de uma empresa, em primeiro lugar, precisa ser medida. Uma das formas que isso pode ser feito é através dos indicadores de produtividade.

Além de serem parâmetros para entender a saúde de um negócio, os indicadores de produtividade são essenciais para poder mapear problemas e, assim, desenvolver soluções correspondentes.Entre os tipos de indicadores de produtividade estão:

  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores estratégicos;
  • Indicadores de lucratividade;
  • Indicadores de competitividade
  • Indicadores de turnover.

Quais os resultados gerados pelo aumento da produtividade?

Existe uma série de vantagens obtidas pelo aumento da produtividade dentro de uma empresa. Vamos falar sobre esses resultados.

Redução dos custos de produção

A maior produtividade, em primeiro lugar, possibilita a redução dos custos de produção. Isso porque, ao ter uma estratégia melhor de produção vai se gastar menos para produzir uma maior quantidade.

Além disso, o aumento de produtividade com a mão de obra também pode reduzir custos, visto que a maior velocidade de produção implica em mais serviços e produtos em um tempo menor.

Maior diferencial competitivo

Quando se tem um aumento da produtividade, significa que todas as partes envolvidas estão dando o seu melhor. Logo, isso se torna um diferencial em relação à concorrência. 

Como muitas empresas não sabem qual é a estratégia de aumento que sua empresa está aplicando para aumentar a produtividade, elas vão ficar em desvantagem em relação a seu negócio.

Expansão da atuação no mercado

Empresas com maior produtividade também vão garantir uma presença mais consolidada no mercado. Sendo assim, a empresa pode aumentar seu alcance da marca para outros estados e até mesmo outros países.

Como aumentar a produtividade da sua empresa?

como aumentar produtividade

Agora que explicamos sobre as formas de medir o aumento da produtividade e o que ela proporciona para empresa, está na hora de entender como ela pode ser feita na prática. Vamos trazer os principais pontos para tornar isso possível. 

Metas e objetivos

Em primeiro lugar, é muito importante determinar metas e objetivos claros. Uma forma de fazer isso é através da metodologia SMART. Vamos explicar o que cada letra significa.

  • S – Específicos (Specific): as metas devem sempre específicas o suficiente;
  • M – Mensuráveis (Measurable): as metas precisam ser possíveis de se medir;
  • A – Atingíveis (Attainable): as metas precisam ser viáveis de serem alcançadas;
  • R – Realistas (Realistic): as metas também precisam ser realistas, atingindo fins possíveis a partir dos meios;
  • T – Temporais (Time): as metas precisam ter um prazo para ser atingidas

Treinamento para a equipe de execução

O aumento de produtividade depende da capacidade da equipe que está envolvida no processo. Sendo assim, realizar treinamentos para a equipe de execução faz toda a diferença nesse processo.

A capacitação de funcionários precisa ser vista como um  investimento, principalmente porque é a partir de um bom conhecimento que será possível evitar erros futuros.

Comunicação interna

A comunicação interna da empresa também pode estar impedindo o aumento da produtividade. Isso vale tanto para os líderes como para os colaboradores. Uma comunicação com falhas favorece a falta de produtividade.

Por essa razão, é muito importante que as metas e objetivos estratégicos sejam comunicados e estejam claros para todas as pessoas que trabalham na empresa ou em um certo projeto. 

Dessa forma, ao saber qual é a finalidade do seu trabalho, é possível fazê-lo com mais produtividade. Todos os canais de comunicação são bem vindos nesse processo, principalmente, reuniões. 

Plano de ação e planejamento

plano de acao produtividade

Um plano de ação é crucial para o sucesso das tarefas. É preciso saber o que está fazendo e qual é o propósito disso. Sendo assim, uma excelente ferramenta para isso é o plano de ação. A partir dele será possível elaborar um  cronograma de ações. 

É importante definir, assim, o que será feito, o porquê de ser feito, onde será feito, quando será feito e por quem será feito., além de como será feito e que custo será necessário.

Automatização de processos

A automatização de processos, por último, é uma excelente alternativa para aumentar a produtividade das atividades. O uso de ferramentas tecnológicas como softwares que facilitem os processos, portanto, ajudam muito nisso.

Essa importância se dá pois, com a automatização, os processos rotineiros são concluídos de forma bem mais rápida, afinal, os sistemas são capazes de processar um volume maior de dados em menos tempo do que as pessoas. 

Como a INOBAG pode ajudar a sua empresa a ter um aumento de produtividade?

Uma das etapas bastante importantes no processo de entrega de um produto até o destino final é justamente a embalagem dos produtos. Essa tarefa pode levar bem mais tempo quando não se utiliza ferramentas de aumento de produtividade.

Uma das ferramentas que podem acelerar toda essa etapa é a máquina de embalagem industrial MV5X. Sua principal função é embalar peças e produtos sólidos de forma unitária, múltiplos ou kits.  

Ela consegue fazer isso de forma muito mais rápida. É possível ter processo até 5 vezes mais veloz do que de forma manual. 

Ao mesmo tempo, o aumento de produtividade reduz os gastos envolvidos. Isso acontece pois não será necessário o trabalho manual que, além de diminuir a velocidade da embalagem, eleva os custos.

Conclusão

Nesse artigo você pode entender mais sobre a importância de ter um aumento de produtividade dentro da empresa e como você pode conquistar isso na sua, através de uma máquina de embalar mais eficiente. 

Aumento de produtividade: Como conquistar na sua empresa? - Aumento de produtividade: Como conquistar na sua empresa?

Postagens relacionadas