Automação Industrial: O que é, Objetivos e Como Começar?

automacao industrial
Por Fabricio
07/10/21

Otimizar a eficiência dos processos está como o maior propósito das empresas atuais. Sendo assim, a automação industrial se coloca como um conceito muito importante para as indústrias.

Entre suas características, a automação industrial é responsável por integrar áreas  de atuação como a mecânica com a tecnologia da informação (TI), impactando diretamente a produtividade da empresa.

Pelo seu papel importantíssimo, não podemos de explicar o conceito de automação industrial no nosso blog.

Se você quer saber mais sobre ela, está no local certo. Iremos explorar não só seu significado, mas também seus objetivos, seu histórico, suas aplicações e como implementar a automação industrial na sua empresa. Boa leitura!Automação Industrial: O que é, Objetivos e Como Começar? - Automação Industrial: O que é, Objetivos e Como Começar?

O que é a automação industrial?

A automação industrial significa, de forma simples e direta, o uso de máquinas, softwares e equipamentos específicos para poder automatizar processos industriais.

Ela tem sido cada vez mais adotada dentro das empresas, uma vez que que oferece maior produção, menores custos, mais qualidade e estabilidade de novos produtos e consegue substituir trabalhos perigosos e monótonos dos operadores.

A automação industrial vai além da mecanização, uma vez que permite se fazer um serviço através de máquinas controladas de modo automático, enquanto a mecanização apenas se limita ao emprego de máquinas para executar um trabalho.

A automação industrial, ainda, se divide em duas partes:

  • Parte operacional: essa atua diretamente no processo, sendo  um conjunto de elementos que fazem com que a máquina se mova e realize a operação desejada; 
  • Parte de controle: envolve a programação do sistema que geralmente é implementada com a ajuda do CLP (Controlador Lógico Programável).

Quais são os objetivos da automação industrial?

Agora que você entendeu do que se trata o conceito de automação industrial, é importante elencarmos e falarmos sobre os seus objetivos dentro dos setores que é aplicada. 

Melhorar a produtividade de uma empresa 

A automação industrial, antes de tudo, busca aumentar a produtividade dentro da empresa. Isso se torna possível porque, entre seus benefícios, ela aumenta o número de itens produzidos por hora.

Como consequência, essa velocidade também colabora na redução dos custos de produção e no aumento da qualidade dos produtos, que estão sujeitos a menos erros no processo.

Melhorar as condições de trabalho das pessoas

Outro ponto muito importante da automação industrial é que ela busca promover melhores condições de trabalho para os colaboradores.

 Isso se torna possível pois a automação de processos reduz a necessidade dos trabalhos se exporem a trabalhos perigosos, o que aumenta a segurança de toda a cadeia produtiva. 

Realizar operações de forma escalável

A automação industrial também facilita que as operações aconteçam de forma mais escalável, isto é, permite que a empresa cresça sem perder as qualidades que lhe agregam valor.

 Isso se dá porque as máquinas integradas permitem operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente.

Simplificar a operação e manutenção

Por fim, a automação industrial facilita todos os trabalhos dos operadores. Dessa forma, a operação e manutenção das máquinas é mais simples e, assim, não é preciso que ele seja especialista para manuseá-la.

A evolução da automação ao longo dos anos

evolucao automacao industrial

A automação industrial não é uma criação tão recente e está presente desde a revolução industrial. Os primeiros sistemas de automação surgiram nessa época, a partir da automação das tarefas manuais. As ações se davam a partir das peças mecânicas.

Com o tempo, as peças passaram a serem substituídas por outros dispositivos que iam garantindo cada vez uma automação mais complexa.

No entanto, após a segunda guerra mundial, surgiram, finalmente, equipamentos que funcionavam por meio de comando numérico e os sistemas de controle para processos. Esse processo trouxe uma nova geração da automação industrial.

Já nos anos 70, foi a vez dos computadores adentraram no universo da automação industrial que, eventualmente, foram substituídos pelo Controlador Lógico Programável, uma máquina projetada para esse fim.

De lá para cá, as máquinas têm evoluído cada vez mais e permitido gerar processos produtivos cada vez mais velozes.

Quais segmentos a automação industrial pode ser aplicada?

A automação industrial está presente em vários nichos e setores do mercado. Alguns deles são:

  • Indústria química: através da dosagem de produtos para misturas, controle de pH e estações de tratamento de efluentes;
  • Indústria de mineração: desde britagem de minérios e usinas de pelotização até carregamento de vagões;
  • Indústria automobilística: com processos de estamparia, máquinas de solda e processos de pintura;
  • Indústria de papel e celulose: com o corte e descascamento de madeira e branqueamento;
  • Embalagens de diversas indústrias: por meio das opções etiquetagem, agrupamento, lacração e ensacamento. 

Automação industrial na empresa: como começar?

automacao industrial como comecar

Para começar a ter processo de automação industrial na sua empresa, você deve seguir alguns passos importantes.

Em primeiro lugar, é muito importante identificar os pontos automatizáveis da sua linha de produção. Em seguida, após fazer esse mapeamento, você deve estudar opções de automação industrial com os fornecedores.

Quando decidir o fornecedor, você deverá desenvolver um planejamento de curto, médio e longo prazo para que seja possível passar pela transição do seu atual modelo para o de automação industrial. 

Por fim, tendo tudo organizado, você deve executar suas etapas do planejamento com bastante cautela, considerando os impactos de cada decisão.

Entenda como a INOBAG pode te ajudar

Uma das formas de investir na automação industrial é através da automação da embalagem dos produtos.

A máquina de embalagem industrial é uma embaladora desenvolvida para atender o ambiente industrial. Sua principal função é embalar peças e produtos sólidos de forma unitária, múltiplos ou kits. 

Com ela, você terá maior produtividade e flexibilidade, redução de custos, retorno do investimento, e ainda, melhor consistência da operação.

Automação Industrial: O que é, Objetivos e Como Começar? - Automação Industrial: O que é, Objetivos e Como Começar?

Conclusão

A automação industrial é essencial para quem quer ter uma empresa mais eficiente, indo além da mecanização. Uma das características da automação industrial está em processos de embalagem mais assertivos!

Postagens relacionadas