Controle de EPI: Quais são os benefícios dessa gestão? Veja!

controle de epi
Por Thiago Schoba
28/10/21

A segurança do trabalho está muito relacionada com o uso de EPIs. Sendo assim, o controle de EPI diz respeito a toda a gestão da empresa e dos funcionários para garantir que sejam cumpridas todas as regras de uso.

Os EPIs são muito importantes para oferecer a segurança dos colaboradores, ao mesmo tempo que garantem que eles possam desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Sendo assim, levando em conta a importância de se fazer o controle de EPI, elaboramos um artigo sobre esse assunto. Aqui, vamos explorar esse tema, falando sobre tudo que é necessário para garantir essa gestão, bem como as formas de fazer. Boa leitura!

Controle de EPI: Quais são os benefícios dessa gestão? Veja! - Controle de EPI: Quais são os benefícios dessa gestão? Veja!

O que é um EPI?

Os EPIs são todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos funcionários de uma empresa para que eles possam ter mais segurança na hora de realizar suas atividades laborais.

Esses materiais são instituídos pela Norma Regulamentadora NR 06 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Alguns dos tipos de EPIs mais usados por trabalhadores de empresas são:

  • Máscaras;
  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Botas;
  • Magotes;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Cintos de segurança.

Qual a importância de fazer o controle de EPI?

importância controle epi

O controle de EPI envolve todo o controle que existe por trás do uso de cada equipamento de proteção dos colaboradores.

Sendo assim, a importância do controle de EPI está justamente no fato de que é ele que permite se ter a garantia de que as obrigações estão sendo cumpridas, o que vai permitir a segurança dos trabalhadores.

Dessa forma, a gestão de EPI vai avaliar o uso dos equipamentos adequados para diversas situações e assim, otimizar a supervisão do processo.

O que é necessário para o controle de EPI?

Para se realizar um controle de EPI com eficiência, é preciso observar algumas práticas importantes.

Entre elas, estão a gestão de estoque, automação de processos, manutenções periódicas, gestão de treinamentos e controle de vencimentos. Vamos falar um pouco sobre cada uma.

Gestão de estoque

Em primeiro lugar, a gestão do estoque de EPIs é essencial. Sendo assim, ter controle sobre o volume de equipamentos de proteção faz toda a diferença na hora de garantir que nada está faltando.

A gestão de estoque voltada para o controle EPI envolve, portanto, a gestão de compras, armazenamento e reposição desses materiais.

Automação de processos

O uso de ferramentas de automação também podem ser importantes para o controle de EPI. É a automação que consegue garantir que todos os colaboradores estão recebendo e usando os EPIs necessários.

Isso se torna possível pois todos os dados de entrada e saída ficam armazenados. Essa forma é bem mais eficiente do que no formato manual, onde pode ocorrer falhas devido a falta de atenção.

Manutenções periódicas

Manutenção é essencial para o controle de qualquer parte dentro de uma indústria. Sendo assim, no caso do controle de EPI não é diferente. São essas manutenções que vão garantir o tempo de vida dos materiais.

Assim, elas aumentam a durabilidade dos EPIs e garantem que estejam sempre em boas condições de uso.

Gestão de treinamentos

Os treinamentos são muito importantes para garantir que os colaboradores saibam utilizar de forma correta os EPIs. Oferecê-los vai garantir que se evite acidentes devido ao mau uso por parte dos colaboradores.

Ao mesmo tempo, mostrar a importância do uso de EPIs pode ser essencial para que os colaboradores se sintam motivados a utilizar esses materiais.

Controle de vencimentos

Por último, o controle de EPI envolve também o controle de vencimento desses materiais. Afinal, se eles estão impróprios para serem usados, não terão nenhuma eficiência em proteger os colaboradores.

Os prazos podem ser controlados para que os gestores sejam sempre notificados quando os EPIs estiverem perto de expirar, otimizando a reposição de materiais, por exemplo.

Quais são as formas de fazer o controle de EPI?

Agora que falamos sobre práticas necessárias no controle de EPI, é importante entender como fazê-lo na prática.

Fichas

As fichas manuais são uma das formas mais simples para realizar o controle de EPI. É comum que elas sejam em forma de planilhas. Os dados podem envolver informações como:

  • Qual EPI foi usado;
  • Qual quantidade foi usada;
  • Data de retirada e devolução;
  • Assinatura do funcionário;

Por ser manual, é interessante que seja associada a outras formas de controle, de forma a garantir a eficiência da gestão.

Softwares para controle de entrega dos EPIs

Os softwares para controle de entrega dos EPIs também são uma forma de fazer essa gestão. Eles envolvem, no geral, a digitalização da ficha manual.

Neles, estão os cadastros dos funcionários, setores de trabalho e, claro, os EPIs usados. Além dessas informações, estão dados sobre fornecedores e empresas terceirizadas.

Vending machines para EPI

vending machine controle epi

Máquinas para controle de EPIs são uma excelente forma de fazer a gestão. As vending machines vão permitir a liberação de forma totalmente controlada, de modo que todas as informações de uso sejam registradas e armazenadas online.

O uso da máquina pelo colaborador se dá por meio de senha ou biometria. Com isso, o sistema reconhece a função do colaborador e apenas vai oferecer materiais que estão de acordo com os riscos aos quais ele está exposto.

Quais são os benefícios do controle de EPI?

O maior benefício do controle de EPI é garantir que os funcionários estão utilizando os equipamentos adequados e de forma correta durante suas atividades. Sendo assim, entre as vantagens, as duas mais importantes são:

  • Segurança no ambiente de trabalho e redução de acidentes;
  • Economia para a empresa ao evitar a perda de materiais por uso incorreto.

Controle de EPI: Quais são os benefícios dessa gestão? Veja! - Controle de EPI: Quais são os benefícios dessa gestão? Veja!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender a importância de realizar o controle de EPI dentro da sua indústria. Proteja seus trabalhadores e reduza custos com uma boa gestão!

Postagens relacionadas