Gestão da Cadeia de Suprimentos: Importância e Otimização

gestao de cadeia de suprimentos
Por Thiago Schoba
10/09/21

Você já parou para pensar como o relacionamento com fornecedores de suprimentos pode ser importante para o seu negócio? Esse é um dos elementos que fazem parte da gestão de cadeia de suprimentos. 

É a partir dela que uma empresa pode ter um maior e melhor controle tanto dos fornecedores e prestadores de serviço, como dos consumidores. Se você tem curiosidade e quer saber mais sobre a gestão de cadeia de suprimentos, está no artigo correto. 

Ao longo do texto iremos falar mais sobre o que é, qual o objetivo e importância, além das melhores práticas e como sua gestão de cadeia de suprimentos pode ser mais produtiva.

A redução de mão de obra é a principal forma de justificar o investimento, saiba como otimizar o tempo da sua empresa!

O que é uma gestão de cadeia de suprimentos?

Em primeiro lugar, é muito importante entender do que se trata a gestão de cadeia de suprimentos.

Também chamada de Supply Chain Management (SCM), a gestão da cadeia de suprimentos está ligada ao gerenciamento de todos os negócios envolvidos na produção de produtos e serviços para os clientes finais.

A gestão de cadeias de suprimentos envolve diversas etapas do processo, desde a obtenção de matérias primas e desenvolvimento de produtos até a gestão de armazenamento e fluxo de mercadorias. 

Qual é o objetivo da cadeia de suprimentos?

O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é oferecer todo o material necessário para que se consiga atingir o consumidor final daquele produto ou serviço. Sendo assim, ela envolvem uma série de atividades como, por exemplo, 

  • Localização e seleção de fornecedores;
  • Compra de materiais e insumos;
  • Criação e fabricação de produtos;
  • Deslocamento de suprimentos e produtos;
  • Gerenciamento do fluxo diário de materiais;
  • Coordenação da ação de fornecedores, transportadores e clientes;
  • Manutenção de canais de comunicação entre atores da cadeia de suprimentos.

Qual é a importância da Gestão da Cadeia de Suprimentos?

importancia gestao cadeia de suprimentos

A gestão de cadeia de suprimentos é uma parte muito importante de uma empresa. Isso porque é a partir dela que será possível otimizar do serviço ou melhorar o produto que a empresa oferece e, como consequência, satisfazer os clientes finais.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode oferecer não só maior qualidade, como maior agilidade na entrega do produto ou serviço. 

Uma das boas consequências disso é a fidelização do cliente, que vai retornar a consumir aquele negócio e, por sua vez, aumenta o lucro da empresa.

Vale ressaltar que o foco da gestão é sempre os clientes, sendo assim, toda a melhora na gestão de qualidade deve ser pensada para melhor atender o público alvo daquele produto ou serviço vendido.

Quais setores são responsáveis pela gestão da cadeia de suprimentos?

Muitos setores estão envolvidos diretamente na gestão da cadeia de suprimentos. Alguns deles são, portanto:

  • Compras;
  • Estoque
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Recursos humanos.

Compras

Em primeiro lugar, tem-se o setor de compras. Esse segmento lida diretamente com os fornecedores, sendo responsável por realizar pedidos de insumos e matérias-primas com parceiros selecionados.

Estoque

Peça-chave intermediária entre o fornecedor e o consumidor final, esse setor é responsável pela armazenagem dos produtos e insumos, bem como da inspeção da qualidade das entregas que foram recebidas dos fornecedores.

Vendas

Vendas trata-se de um segmento também primordial. É esse setor que  vai fornecer informações relevantes para a tomada de decisões quando envolver a cadeia de suprimentos, orientando a necessidade de novas aquisições.

Marketing

Outro setor estratégico e bastante ligado a vendas é o de marketing, como seu foco no dimensionamento de demandas futuras. Isso acontece pois as ações de marketing buscam aumentar o volume de compras do serviço ou produto, a partir do planejamento.

Recursos humanos

Por fim, o setor de recursos humanos também é extremamente importante. Ele é importante tanto para o processo de contratação e recrutamento, como para análise da necessidade de treinamentos específicos para a melhoria da atuação das equipes.

Quais são as melhores práticas na cadeia de suprimentos?

praticas gestao cadeia suprimentos

Algumas práticas na gestão de cadeia de suprimentos podem mudar completamente a eficácia de um negócio. Sendo assim, vamos apresentar boas práticas para quem precisa investir mais na melhora desse setor dentro de uma empresa.

Estoque mais baixo

Em primeiro lugar, temos um elemento primordial para essa gestão: o estoque. Ter um estoque mais baixo, portanto, é essencial. Isso porque o alto volume pode causar impactos no funcionamento geral da empresa. 

Essa prática, portanto, evita uma série de problemas para o negócio, como dificuldades financeiras para a aquisição de novos produtos e a falta de espaço para o armazenamento.

Mapeamento de processos

Outra boa prática na gestão de cadeia de suprimentos é o mapeamento de processos. Além de fazer o levantamento de todos os procedimentos envolvidos na cadeia de suprimentos, é preciso que eles sejam acompanhados de forma contínua.

Com esse mapeamento, a empresa pode avaliar periodicamente o seu desempenho em todo o seu fluxo produtivo para que assim possa executar melhorias ao longo de todas as etapas da cadeia.

Otimização de processos

Por fim, a otimização de processos também é primordial.  Otimizar tarefas que estão ocupando um tempo que poderia ser gasto em outras atividades aumenta a produtividade dentro da cadeia de suprimentos.

Sendo assim, essa prática se dá através da adoção de processos mais tecnológicos e automatizados como, por exemplo, para auxiliar na gestão de contratos. 

Entenda como a INOBAG pode ajudar sua empresa

Uma das etapas da cadeia de suprimento está diretamente ligada com a embalagem dos produtos antes de chegarem ao consumidor final. 

Como a automatização é uma peça fundamental para melhorar os processos, a Máquina de Embalagem Industrial pode ser uma solução ideal para isso.

Aumente sua produtividade com a Máquina de Embalar MV5X! 

Conclusão

Nesse artigo, portanto, foi possível entender como a gestão da cadeia de suprimentos afeta a logística de uma empresa, pois envolve todas as etapas do processo de entrega do produto final, sempre focando no cliente.

Sendo assim, aumentar a produtividade da empresa a partir da gestão da cadeia de surpimentos é uma tarefa essencial quando se quer se destacar no mercado!

Postagens relacionadas