Indicadores de Produtividade: Descubra quais são os principais

indicadores de produtividade
Por Thiago Schoba
10/08/21

Se obter maior produtividade costuma ser um dos objetivos principais da maior parte das empresas, os indicadores de produtividade são elementos fundamentais para conquistar esse objetivo.

Através de uma boa gestão, os indicadores vão ser extremamente úteis para a melhora dos processos organizacionais de um negócio. E como ele é extremamente relevante, está na hora de você entender tudo sobre ele.

Ao longo desse artigo iremos apresentar o que são indicadores de produtividade, como eles são importantes e como funcionam, além de apresentar os principais tipos de indicadores que existem. Boa leitura!

A redução de mão de obra é a principal forma de justificar o investimento, saiba como otimizar o tempo da sua empresa com a Inobag!

O que é um indicador de produtividade?

O indicador de produtividade nada mais é do que ferramentas que auxiliam na medição do desempenho das atividades produtivas de uma empresa. Eles também podem ser chamados de KPI.

Sendo assim, um indicador de produtividade é responsável por comparar, por exemplo, os recursos com a entrega respectiva. Eles vão além do resultado, mensurando também a qualidade da atividade final, por exemplo.

Como funcionam os indicadores de produtividade? 

De modo geral, os indicadores de produtividade funcionam em alguns passos:

  • Estabelece-se um índice padrão para a avaliação do processo em questão;
  • Mede-se e pondera-se o resultado obtido nesse processo;
  • Compara-se os diferentes resultados.

Além disso, vale ressaltar que os indicadores de produtividade não são apresentados em porcentagem. Eles são mostrados a partir dessa equação

  • Cálculo de recursos aplicados / Número de saídas produzidas.

Como os indicadores de produtividade são utilizados?

Por indicarem resultados relativos à produtividade, os indicadores são usados como base para a otimização e melhoria de processos produtivos dentro de uma empresa.

A análise desses indicadores vai, portanto, comparar o que foi produzido com o que foi usado de recursos.

Eles podem ser utilizados tanto para avaliar toda uma empresa, como processos específicos, equipes e até mesmo um único funcionário.

A importância de acompanhar os indicadores de produtividade 

importancia indicadores de produtividade

Indicar a produtividade dos processos é tão importante à medida que ela permite mapear e solucionar problemas na produção. Indicadores de produtividade são excelentes termômetros para entender a saúde de um negócio. 

Afinal, suas ações serão tomadas a partir de dados e não apenas de tentativas.E, dessa forma, consegue-se atingir bons resultados, que é o objetivo final de toda empresa.

Quais os tipos de indicadores de produtividade?

Há diversos aspectos que precisam ser calculados através dos indicadores de produtividade. Muitas vezes, eles precisam estar relacionados, pois somente um indicador de produtividade positivo não significa uma maior eficiência geral.

Quais são os principais indicadores de produtividade? Alguns deles são os indicadores de qualidade, de capacidade, de estratégia, de lucratividade, de competitividade e de turnover. Conheça cada um deles.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade variam muito. Mas, de forma geral, medem se o resultado final está seguindo padrões estabelecidos quanto à qualidade que foi exigida tanto pela empresa como pelos clientes.

São eles que irão mostrar se existem produtos ou serviços entregues com defeitos ou sem adequação aos procedimentos determinados.

Da mesma forma, indicam se suprem as necessidades e desejos dos clientes quanto à qualidade. 

Indicadores de capacidade

Esse indicador, como o próprio nome indica, mede a capacidade de produzir certa quantidade de produtos ou serviços em um certo período de tempo.

Sendo assim, eles indicam o potencial de resposta. De maneira geral, a intenção desse tipo KPIs é mensurar o máximo de entregas que podem ser feitas em um processo.

Indicadores estratégicos

Relativos à estratégia de um negócio, os indicadores estratégicos irão mensurar o quanto  as metas e objetivos estão sendo atingidos.

Com ele, é possível acompanhar melhor os negócios e saber se os processos estão sendo eficazes para alcançar um objetivo.

Por estar muito ligados à eficácia dos planos de ação, eles servem para evidenciar quando as estratégias precisam ser mudadas.

Indicadores de lucratividade

Esse é um indicador que não deve ser analisado isoladamente. Mas, de forma geral, serve para mensurar os lucros que a empresa está obtendo, a partir da porcentagem de lucratividade.

Além disso, ele é muito utilizado para avaliar o desempenho das vendas de uma empresa, podendo avaliar a margem de lucro líquida, bruta e operacional, por exemplo.

Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade dizem respeito a análise das vantagens competitivas que uma empresa oferece em relação a outras do mesmo ramo. Por isso, é muito importante conhecer bem os principais concorrentes do seu nicho de atuação.

Para tanto, deve-se analisar números como, por exemplo, quanto ao retorno sobre o investimento, isto é, o ROI, o capital humano investido e a qualidade dos produtos e serviços.

Indicadores de turnover

Os indicadores de turnover denunciam a rotatividade da equipe. Isso significa mensurar a quantidade de funcionários que entraram e saíram da empresa em um determinado período de tempo estabelecido.

Trata-se de um indicador muito importante para os gestores de uma organização. Um alto índice de turnover pode significar que mais colaboradores querem sair do que ficar, o que deve ser investigado.

Vantagens de utilizar indicadores de produtividade 

importancia indicadores de produtividade

Existe uma série de benefícios em se usar indicadores de produtividade dentro de uma empresa. Podemos destacar alguns, como, por exemplo:

  • Ter informações mais precisas e mensuráveis sobre cada etapa do processo;
  • Obtenção de decisões mais assertivas com base em dados e números;
  • Maior qualidade dos padrões, que gera maior satisfação dos clientes;
  • Metas claras e bem estabelecidas, a partir da maior transparência do processo.

Como escolher os indicadores de produtividade ideais para o seu negócio?

Todos os indicadores de produtividade aqui citados são importantes para medir os processos produtivos de uma empresa. Isso acontece porque eles são dados que funcionam de forma integrada e devem ser complementares. 

No entanto, a priorização de um indicador de produtividade em relação a outro vai sempre depender dos objetivos da empresa a longo prazo.

A redução de mão de obra é a principal forma de justificar o investimento, saiba como otimizar o tempo da sua empresa com a Inobag!

Conclusão

Mensurar a produtividade é uma das melhores formas de melhorar os processos produtivos. Portanto, escolher indicadores de produtividade para sua empresa é essencial!

Postagens relacionadas