Seus processos são flexíveis e atendem às exigências atuais? - seladora embalagens embaladora automatica Inopick código de barras automação Inobag

Processos flexíveis são processos capazes de serem alterados com facilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas na operação, essa flexibilidade é fator crítico nos dias de hoje, acelerada pelos processos tecnológicos que aumentam as expectativas dos clientes de forma geral. A forma e velocidade com que o conceito da indústria 4.0 se enraizou nos processos produtivos é prova clara dessa necessidade.

Seu processo logístico se encaixa nesses cenários?

Se o seu processo logístico se encaixa em algum dos cenários abaixo, pode ser um sinal de que você precisa de processos mais flexíveis:

 

01. Trabalha com um grande número de SKU’s e tem dificuldade no setor de embalagem, pois são muitos modelos / tamanhos de embalagem e etiquetas para administrar.

02. Sofre com grande flutuação de demanda e para dar conta, tem que remanejar o número de funcionários para o setor de embalagem conforme essa variação aumenta ou diminui.

 

  Para a situação 01,  a melhor solução é focar os itens classe A da curva ABC, ou seja, os itens com maior saída. Pois esses itens geralmente representam 80% do volume de trabalho.

Uma boa alternativa é a automatizar os processos ligados a esses itens pois ganhos de produtividade irão impactar diretamente os resultados da sua empresa. Falando especialmente do processo de embalagem, temos um post que fala sobre como escolher a embaladora correta para o seu processo.

  Já para a 2ª situação precisamos entender o porque isso acontece.

Como podemos ver no gráfico, a variação de demanda para o consumidor final varia muito pouco em relação a variação para os fornecedores no início da cadeia.

Essa variação demanda é resultado do efeito chicote, esse efeito ocorre na cadeia de suprimentos quando informações incorretas são passadas de um elo a outro. Quando essa informação de má qualidade é passada adiante, a distorção aumenta e causa más decisões de compra ao longo de toda cadeia. 

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Exemplo do efeito chicote ao longo da cadeia de suprimento
fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_chicote)

Como reduzir os impactos do efeito chicote

Neste artigo do site Open text books podemos encontrar que para melhorar a capacidade de resposta, a precisão e a eficiência da cadeia de suprimentos, várias ações podem ser tomadas para combater o efeito chicote:

  • Disponibilizar informações de demanda em tempo real para todos os membros da cadeia de suprimentos. Tecnologias de informação como intercâmbio eletrônico de dados (EDI), códigos de barras e equipamentos de digitalização podem ajudar a fornecer a todos os membros da cadeia de suprimentos informações de demanda precisas e atuais.
  • Eliminar o lote de pedidos reduzindo os custos de pedidos mínimo, reduzindo os custos de setup para itens diferentes e localizando fornecedores mais próximos uns dos outros para facilitar as restrições de transporte.
  • Remover o preço como uma variável na determinação das quantidades da ordem estabilizando os preços, substituindo vendas e descontos por “preços baixos diários” consistentes no estágio do consumidor e preços por atacado uniformes nos estágios iniciais.
  • Desencorajar os jogos em situações de racionamento, usando registros de vendas anteriores para determinar as quantidades que serão entregues aos clientes.

Outro ponto a ser mencionado é investir em automação dos seus processos internos. Pois dessa forma sua operação estará menos vulnerável a problemas externos e mais preparada para atender as variações de demanda.

 

Automatize seus processos para reagir mais rápido as mudanças na operação

Com processos mais flexíveis sua empresa terá aumento de produtividade, operações mais consistentes e confiáveis. Faça um teste rápido e descubra o nível de automação ideal para você.

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