Tipos de máquinas para embalagem: As principais do Mercado

tipos de máquina de embalagem
Por Thiago Schoba
04/11/21

O processo de embalagem de um produto, como você deve saber, faz toda a diferença para a experiência do cliente. No entanto, você sabe quais são os tipos de máquinas para embalagem que existem no mercado?

Se seu negócio está enfrentando alguma dificuldade nesse quesito e você quer conhecer todas as opções que existem, está no artigo certo. Desde seladoras de bandeja até a Escarteladora, não faltam opções.

Ao longo do texto vamos explicar como funciona uma máquina de embalagem e apresentar os principais tipos que existem, além de mostrar a importância de investir em uma de qualidade. Boa leitura.

Tipos de máquinas para embalagem: As principais do Mercado - Tipos de máquinas para embalagem: As principais do Mercado

Como funciona a máquina de embalagem?

A máquina para embalagem tem como principal propósito proteger e conservar um produto durante seu transporte até o consumidor final. Sendo assim, é através desse equipamento que o produto passa a ser embalado.

Considerando isso, a máquina de embalagem serve para embalar diferentes tipos e formatos de produtos para diversos setores como, por exemplo, cosméticos e alimentação.

Quais são os tipos de máquinas para embalagem?

Como já falamos, existem diversos tipos de máquinas para embalagem. Nesse tópico vamos apresentar as principais do mercado.

Seladora de Bandeja

A Seladora de Bandeja é uma tipo de máquina de embalagem que pode ser colocada sobre qualquer superfície – como bancadas e mesas – para embalar produtos.

É comum ver seu uso principalmente no ramo alimentício, a exemplo de massas frescas e alimentos congelados, no qual o material em questão é adequado para que o alimento possa ir ao forno ou ao micro-ondas.

Nesse formato,  a bandeja vem pronta e a seladora servirá para preenchê-la com o produto Após isso, ela vai realizar a selagem da sua tampa.

Máquina de câmara

A máquina de câmara é um tipo de máquina para embalagem bastante semelhante a uma máquina a vácuo. Isso acontece porque ela apresenta uma câmara para realizar a etapa de envasar o produto a vácuo.

Trata-se de uma opção indicada para negócios mais recentes ou até mesmo aqueles que possuem uma pequena produção, visto que é um equipamento de simples manuseio e bastante versátil.

Embaladora a vácuo

embalagem a vácuo

Um terceiro tipo de máquina para embalagem é a embaladora a vácuo. Como seu nome sugere, ela elimina todo o oxigênio dos espaços vazios da embalagem.

Isso é um tipo de processo muito importante para produtos que costumam estragar mais rapidamente, pois é justamente o oxigênio que permite a proliferação de micro-organismos que vão colaborar para deteriorar o produto em questão.

Seladora conjugada

A seladora conjugada nada mais é do que  equipamento desenvolvido para selar e encolher embalagens plásticas termo encolhíveis, seja na vertical quanto na horizontal. Dessa forma, a embalagem se adequa ao tamanho perfeito do produto.

Esse tipo de máquina funciona a partir de um acionamento por alavanca manual e um sistema de selagem. O  encolhimento em L permite  embalar produtos de diferentes tamanhos e formatos.

Escarteladora

Por fim, outro tipo de máquina para embalagem é a escarteladora. Ela serve para plastificar produtos em uma cartela de papelão, sendo ideal quando eles precisam ser expostos em prateleiras e em redes de display.

Essa máquina permite imobilizar o produto, o que torna a embalagem mais segura contra o processo de violação. Ao mesmo tempo, permite trazer um produto mais atraente para quem for consumi-lo.

Esse tipo de máquina para embalagem funciona em variados segmentos como, por exemplo:

  • Industrial;
  • Metalúrgico;
  • Comercial em geral.

Qual a importância de investir em uma boa máquina de embalagem?

importância máquina de embalagem

Uma boa máquina de embalagem pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, principalmente em relação ao marketing e ao ganho de produtividade.

Em primeiro lugar, uma máquina de embalagem de qualidade vai permitir grande diversificação na hora de embalar o seu produto.

Por isso, você deve saber usar a embalagem de forma inteligente, uma vez que ela vai influenciar diretamente no marketing da sua empresa. Entre seus benefícios estão, portanto:

  • Informar de modo eficiente o diferencial do produto para o consumidor;
  • Diferenciar o produto na prateleira, se esse for vendido fisicamente;
  • Trazer benefícios no pós compra, como a fidelização do cliente;
  • Representar os valores da marca para o cliente de forma positiva.

Além disso, uma boa máquina de embalagem também vai oferecer, principalmente, ganho de tempo no processo produtivo. Isso porque, como se trata de um processo automático, a tarefa será realidade de forma muito mais veloz que se fosse feita de modo manual.

Como a INOBAG pode ajudar a sua empresa?

Como você pode ver, uma boa máquina de embalagem oferece diversos ganhos para o seu negócio. Por isso, a Máquina de embalagem industrial MV5X criada pela Inobag é uma excelente opção para a sua empresa crescer.

A principal função dessa máquina é embalar peças e produtos sólidos de forma unitária, múltiplos ou kits, sendo ideal para empresas com volume mensal acima de 30.000 embalagens, muitos SKUs e lotes acima de 50 embalagens.

Ao trabalhar com peças de tamanhos e pesos distintos, a máquina de embalagem industrial da Inobag apresenta um grande nível de flexibilidade dentro do mercado.

Nossa máquina também possui um impressor integrado que imprime as informações variáveis nas embalagens ao mesmo tempo em que sela a embalagem, sendo fundamental para personalização e divulgação do seu produto.

Juntamente com essa máquina, a inobag oferece opcionais como esteiras alimentadoras ou esteiras de saída; acessórios para montagem de kits e uma alimentação automática.

Tipos de máquinas para embalagem: As principais do Mercado - Tipos de máquinas para embalagem: As principais do Mercado

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender mais sobre os diferentes tipos de máquinas de embalagem que existem no mercado e como funciona o processo de embalamento para cada uma delas.

Também mostramos a importância de escolher uma boa máquina para sua indústria, principalmente se você quer crescer seu marketing e produtividade.

Na hora de escolher uma, procure escolher opções diferenciadas no mercado, como é o caso da Máquina de embalagem industrial MV5X!

Postagens relacionadas