Economia circular: Quais Benefícios e Desafios para Empresas?

economia circular
Por Thiago Schoba
14/10/21

Cada vez mais o desenvolvimento sustentável tem provocado mudanças nas dinâmicas empresariais. Uma dessas práticas é a economia circular, que propõe uma nova forma de produzir e consumir os produtos. 

O principal propósito da economia circular é desenvolver um novo relacionamento com os recursos naturais – que são finitos – e a sua utilização pela indústria, bem como o consumo pela sociedade. 

De forma geral, essa forma de economia mantém o valor acrescentado nos produtos pelo maior tempo possível e elimina o desperdício em uma cenário de escassez de matéria prima. 

Tendo em conta sua importância para o futuro, a economia circular é um conceito que deve ser entendido mais a fundo. Nesse artigo, vamos entender mais sobre as características, objetivos e benefícios da economia circular, bem como ela pode ser promovida.

Saiba como otimizar o tempo de processos da sua empresa!

O que é a economia circular?

Economia circular nada mais é do que uma proposta alternativa para o conceito de economia linear.

Essa última, por sua vez, se baseia em uma cadeia produtiva que busca apenas extrair recursos, produzir bens e descartar os rejeitos, sem se preocupar com o impacto disso.

A economia circular, portanto, se põe como o oposto: ela se preocupa com a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia de maneira integrada.

Sendo assim, ao combinar inovação com sustentabilidade, esse tipo de economia é vista como uma peça chave para conseguir crescer economicamente sem precisar aumentar a extração dos recursos ambientais.

Além disso, com ela, o destino final de um material deixa de ser uma questão de gerenciamento de resíduos, mas parte adentra a lógica de criação dos produtos e sistemas.

Principais características da economia circular

Para além da reciclagem, a economia circular repensa o ciclo de produção como um todo, desde o redesenho de produtos até a otimização dos recursos. Dessa forma, as principais características desse modelo de economia são:

  • Redução da extração de recursos;
  • Aumento da reutilização;
  • Ampliação da eficiência no desenvolvimento de processos e no uso de produtos.

Afinal, qual é o objetivo da economia circular?

O principal foco da economia circular é transformar a abordagem que se tem atualmente dentro das relações entre o mercado, clientes e recursos naturais, a partir de um pensamento econômico de desenvolvimento sustentável.

Ao mesmo tempo, ela tem como propósito gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes. Isso significa manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. 

Benefícios de criar uma economia linear

beneficios economia circular

Ao pensar nas pessoas e no meio ambiente, a economia circular apresenta uma série de vantagens importantes de serem destacadas. Vamos falar sobre algumas delas.

Preservação do meio ambiente

O principal propósito da economia circular está relacionada com uma vantagem: a preservação do meio ambiente.

Nela, os materiais são aproveitados em cadeia de forma cíclica e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas. Dessa forma, ela cria possibilidade de reverter danos ambientais como o aquecimento global e a poluição, por exemplo.

A sustentabilidade e a valorização dos recursos naturais resultam em melhores condições de saúde aos seres humanos. Logo, há benefícios para o ambiente, para o crescimento econômico e para a população.

Maior tempo de vida dos produtos

Um dos diferenciais da economia circular é se preocupar com um tempo de vida útil dos produtos e materiais dentro do ciclo econômico. 

Isso se torna bastante benéfico também para quem consome, pois permite poupar dinheiro a longo prazo, uma vez que o produto irá durar mais.

Ao mesmo tempo, a vida útil longa dos materiais também oferece maiores possibilidades de atualização, recuperação e regeneração de produtos. 

Aumenta a competitividade e a inovação no mercado

A economia circular, por fim, se coloca como combustível para a competitividade e inovação dentro do mercado. Isso porque para criar soluções mais sustentáveis como um todo, é preciso criar novas alternativas e possibilidades de negócio que ainda não foram pensadas.

Isso não só traz novidades para a indústria como coloca a indústria em questão em destaque no seu nicho, o que incentiva a participação da concorrência a também buscar novas ideias que possam competir e viabilizar ainda mais um plano ecológico e coletivo.

Principais desafios e oportunidades da economia circular para as empresas

Um dos grandes desafios de implementação da economia circular é conseguir adotar modelos de negócio que agreguem mais valor ao produto. Uma das formas que isso pode ser feito é através do aumento da vida útil do produto dentro de um ciclo contínuo.

No entanto, isso pode ser um difícil quando se tem bastante tributação nos processos de reciclagem. Essa realidade acontece, por exemplo, no Brasil. O que dificulta garantir maior eficiência e, ao mesmo tempo, menores custos. 

Já entre as oportunidades que essa economia oferece, está principalmente a possibilidade de criar novas relações com o cliente, principalmente a partir de atividades sustentáveis, que gera ganho de valor na imagem da empresa.

Por fim, essa economia também pode ser uma alternativa para problemas como, por exemplo, a volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento.

Como promover economia circular?

 promover economia circular

O modelo de economia permite criar uma relação melhor com os recursos ambientais. Sendo assim, os três princípios que norteiam a economia circular, e devem ser considerados na hora de promovê-la dentro da sua empresa, são:

  • Eliminação dos resíduos e poluição desde o princípio;
  • Manutenção dos produtos e materiais em uso;
  • Regeneração dos sistemas naturais.

Entenda como a INOBAG pode ajudar sua empresa a ter uma economia circular

Pensar em embalagens ecológicas também faz parte da economia circular, afinal, essa é uma etapa muito importante na etapa final de produção.

Sendo assim, a Inobag pode ajudar sua empresa a ter uma maior otimização de processos de fabricação e na criação de embalagens mais sustentáveis, a partir de insumos que podem ser reciclados no processo de fabricação.

Saiba como otimizar o tempo de processos da sua empresa!

Conclusão

Nesse texto, portanto, você pode entender mais sobre a economia circular e como ela pode ser importante para agregar valor a sua empresa e, ao mesmo tempo, melhorar a relação dela com os recursos naturais!

Postagens relacionadas