Robóticas: o que é, para que serve e benefícios

robóticas
Por Thiago Schoba
16/12/21

A vida em sociedade está sendo constantemente transformada com a introdução de novas ferramentas tecnológicas para facilitar atividades humanas.

A utilização de robôs, ou seja, a robótica, tem sido um grande exemplo disso na atualidade, com grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, medicinal e espacial.

Como se trata de uma prática de facilitar processos, é importante entender como a robótica pode ser benéfica para as empresas.

Ao longo do artigo, iremos não só explicar o conceito de robótica como também vamos destacar os seus benefícios e funções na atualidade. Boa leitura!

Utilize a tecnologia a favor da sua empresa e ganhe mais produtividade!

O que é robótica?

As robóticas nada mais são do que o campo de estudo, ou seja, a ciência responsável por estudar tecnologias associadas a concepção e criação de robôs.

Os robôs, por sua vez, são mecanismos automáticos que, por meio de circuitos integrados, conseguem fazer atividades e movimentos humanos, desde os mais simples até os mais complexos.

Apesar de conseguirem fazer atividades humanas de forma mais rápida e ágil, os robôs estão sempre sujeitos aos humanos, visto que são eles que controlam essas máquinas. Por isso, também, sempre estão subordinados a um roteiro de ações estabelecidas.

Para que serve a robótica?

A robótica é responsável por explorar, criar e desenvolver novas  tecnologias em máquinas, computadores, softwares e sistemas em geral, a partir do controle mecânico e automático.

Além de ser um caminho inovador para o desenvolvimento de soluções industriais, as robóticas também se tornam um grande campo no caminho da educação.

É comum ver escolas aplicarem disciplinas voltadas para essa área, promovendo conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e à ciência desde cedo.

Qual a importância da robótica?

importância robótica

A robótica tornou-se uma área de extrema importância para o setor industrial. Isso se dá pela necessidade das empresas possuírem uma produção em cadeia, buscando a redução de custos e desperdício.

Dessa forma, para que isso seja viável, é cada vez mais empregado a automação de processos e, ainda, o uso de máquinas para sistemas de controle.

Ao mesmo tempo, a importância da robótica também pode ser vista em tarefas domésticas, por exemplo, como limpar a casa. Com a ajuda de novos dispositivos que realizam atividades automatizadas, essas atividades ficam menos cansativas.

Quais os benefícios da robótica?

Como estamos falando de um campo de estudo voltado para facilitar atividades humanas, as robóticas apresentam uma série de vantagens. A seguir, iremos falar mais sobre elas.

Empreendedorismo

Quem trabalha com robótica e desenvolve novas alternativas, precisa saber vender bem suas ideias para que elas possam ter continuidade e se tornar soluções reais. A educação profissional em robótica trabalha de forma ensinar ao aluno como todos os processos funcionam.

A partir disso, profissionais de robótica vão descobrir a melhor forma de integrar esses robôs ao sistema de produção, tornando-o mais ágil para desempenhar sua função que, muitas vezes, é uma dor de mercado.

Com isso, cria-se uma oportunidade de empreender. O empreendedorismo vai demandar um bom planejamento, organização de objetivos e bom trabalho em equipe.

Inovação

A robótica é vantajosa porque vai além da programação de robôs. O processo de criação é também um processo de aprendizagem.

Por isso, é normal que pessoas que trabalham com robótica usem da criatividade para analisar, planejar, criar e executar um projeto, sempre valorizando todas as suas etapas.

Dessa forma, ao trabalhar com robótica, as pessoas conseguem desenvolver ideias e pensamentos de maneira mais criativa, lúdica e fora da caixa.

Novas oportunidades

A robótica educacional faz parte das novas tendências da indústria 4.0 e, para trabalhar com ela, é preciso desenvolver habilidades próprias desse universo.

O espírito investigativo, a cooperação e tomada de decisões são grandes competências da robótica. No entanto, ao mesmo tempo, não se pode deixar de lado o foco na abordagem da ciência, da tecnologia e da matemática.

Com esse conhecimento, abrem novas oportunidades. A robótica é um excelente caminho para fomentar novas gerações de pesquisadores dentro da indústria capazes de oferecer soluções para problemas ainda mais complexos.

Maior produtividade

A robótica, por fim, também representa um ganho de produtividade. O aprendizado da programação e da automação estimula as pessoas a organizarem melhor suas ações e isso vai refletir na capacidade de organização de um modo geral.

Ou seja, o profissional de robótica vai aprender a gastar melhor o seu tempo, o que tem tudo a ver com produtividade.

Qual a função da robótica nos dias de hoje?

aplicações robótica

A robótica tem uma série de aplicações que podemos perceber nas mais diversas esferas da vida humana. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Indústrias

A aplicação mais comum que podemos pensar da robótica é dentro das linhas de produção em uma indústria. Como há atividades muito repetitivas, robôs conseguem realizar essas tarefas de forma rápida, evitando acidentes, falhas e desgaste físico.

Medicina

Outro campo importante da robótica é a medicina robótica. Atualmente, já existem procedimentos cirúrgicos feitos por robôs. Nessa situação, uma equipe médica será responsável por conduzir a máquina à distância.

Como as máquinas são programas para realizar a cirurgia com precisão, isso reduz o risco de erros que os seres humanos oferecem.

Tecnologia espacial

Outro campo da atuação das robóticas é o espaço. É muito comum ver sondas e robôs sendo enviados para outros planetas e astros como forma de colaborar com o estudo astronômico.

Os braços robóticos, por exemplo, servem para movimentar objetos fora da atmosfera, o que vai ajudar também a consertar satélites.

Fisioterapia

Outra área da saúde que tem aproveitado os avanços tecnológicos da robótica é a fisioterapia. Os robôs têm sido usados para auxiliar os tratamentos de doenças diversas e a reabilitação de pacientes.

O traje robótico, por exemplo, ajuda pessoas com dificuldade de locomoção a andar e correr.

Utilize a tecnologia a favor da sua empresa e ganhe mais produtividade!

Conclusão

A inteligência computacional por trás das robóticas tem sido responsável por diversos avanços científicos. Seja o robô aspirador ao robô cirurgião, muitas aplicações têm sido vistas na atualidade graças a esse campo de estudo.

Postagens relacionadas