BLOG POST INOBAG EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL - O que é e quais as diferenças de uma embalagem biodegradável, ecológica e sustentável

Apesar desses termos soarem como sinônimos para algumas pessoas, existem diferenças bem definidas entre esses tipos de plástico. Nesse post resumimos o que é e quais as diferenças entre uma embalagem biodegradável, ecológica e sustentável.

 

Do que são feitas as embalagens plásticas?

Em sua maioria, são produzidos a partir de polímeros extraídos do petróleo, como polietileno ou polipropileno. Eles vêm do petróleo ou de uma fonte renovável.

O que é embalagem de sustentável?

É a embalagem cuja matéria-prima provém de fontes renováveis. (Exemplos: cana-de-açúcar, milho, beterraba). Também são conhecidos como bioplásticos ou chamado de plástico verde, é um tipo de bioplástico fabricado com matéria-prima renovável (cana-de-açúcar).

O que é embalagem biodegradável?

É aquela em que o plástico que se biodegrada em até 180 dias. Mas isso apenas ocorre se descartado de forma correta e depende de condições favoráveis – por exemplo, em usinas de compostagem.

O que são embalagens ecológicas?

São embalagens fabricadas a partir de processes respeitosos ao meio ambiente, por exemplo, fabricadas com material reciclado.

Outras dúvidas frequentes:

E se o material biodegradável não for descartado corretamente?

Uma embalagem biodegradável quando descartada em ambientes inadequados (por exemplo, em lixões e aterros) poderá exigir um tempo maior para se degradar além de emitir uma grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE).

 

Qual a diferença entre o plástico comum e plástico verde?

A diferença está apenas na fonte da matéria-prima, pois o plástico comum é proveniente de uma pequena fração do petróleo, e o plástico verde vem de fonte renovável. O “plástico verde” mesmo sendo de fonte renovável não é biodegradável. A molécula do polietileno é idêntica, venha ela de fonte renovável ou do petróleo.

 

As sacolas plásticas são recicláveis?

Todos os plásticos utilizados na fabricação de sacolas são recicláveis desde que não contenham em sua composição, aditivos degradantes (biodegradantes, oxide gradantes, etc.).

 

Você pode ter mais dúvidas respondidas nesse material da Abiplast

Existe a necessidade de mudança na embalagem de seu processo?

Existem várias soluções bem sucedidas e saber exatamente o que é mais importante para sua empresa é o início de toda escolha.

Nosso teste tem o objetivo de auxiliar empresas a escolherem a embalagem certa e deve trazer bons insights a sua empresa

  • 10 perguntas alternativas
  • Tempo previsto: 07 minutos