Como a embalagem pode aumentar seu lucro - seladora embalagens embaladora automatica Inopick código de barras automação Inobag

A embalagem ajuda no aumento das vendas e dos lucro

Uma das principais fontes de atração do cliente para um produto é através do design da embalagem em uma concepção geral. Se uma embalagem se sobressai dentre outros produtos, ela irá definitivamente atrai a atenção. Pesquisas do instituto Nielsen revelam que somente a embalagem atrai cerca de 70% das compras dos consumidores. Dessa forma, aumentando a visibilidade do produto, suas vendas e o reconhecimento da marca.

Isso ocorre porque as embalagens oferecem muitas informações sobre um produto e ajudam atrair os consumidores para o produto e consequentemente influenciam na decisão de compra dos clientes. Isso significa, que suas vendas ganham um impulso com sua embalagem.

Os varejistas fazem de tudo para melhorar a aparência da embalagem. Se o projeto for único as pessoas irão notar. Assim qualquer embalagem com design exclusivo ajudará no aumento da chance de converter um simples interesse na embalagem em vendas. De fato, existem vários meios pelos quais o tipo certo de projeto ou a embalagem correta impacta nas atividades de vendas de qualquer produto. Segundo dados da consultora Soeli de Oliveira, do ITN (Instituto Tecnológico de Negócios), cerca de 90% dos produtos disponíveis no mercado não contam com nenhum apoio de propaganda ou marketing. Ou seja, dependem 100% da comunicação na embalagem para atrair novos clientes.

“A embalagem atrai cerca de 70% das compras dos consumidores”

Um design que chama a atenção ajuda

Dentre as várias características que compõem uma embalagem, a que mais atrai novos clientes é o seu layout, através de um belo e, às vezes, ousado trabalho de design. Tal projeto faz com que o cliente olhe o produto uma segunda vez e prolongue o olhar em qualquer produto específico.  A curiosidade do cliente fica aguçada e eles verificam o produto. A atenção do consumidor para qualquer produto é de poucos segundos. É por isso que as empresas dão o seu melhor para atrair a atenção dos clientes em pouco tempo.

Para gerar vendas, o cliente deve conhecer alguns dos melhores pontos de vendas dos produtos. Assim, qualquer embalagem boa deve mostrar as melhores características do produto. Impacto emocional é uma das coisas mais críticas.

Projetos de embalagens que trazem aumento de lucros, são basicamente um entendimento da demografia dos clientes-alvo, associando o designer ao cliente final. Segundo dados da CNI (Confederação Nacional das Industrias), 75% das empresas que investiram no design das suas embalagens registraram aumento de vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos, graças a vários fatores que influi na criação da arte da embalagem. Dentre eles, o público-alvo, o canal de venda e sua inovação, sem desrespeitar a legislação vigente no Brasil.

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“75% das empresas que investiram no design das suas embalagens registraram aumento de vendas”

 Embalagem funcional ajuda a impulsionar vendas e lucros

Segundo definição da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), a embalagem é um “recipiente ou envoltura para armazenar produtos com a função de protegê-los, identificá-los, viabilizar sua distribuição e consumo”. Porém, o ato de desenvolver embalagens funcionais causa uma grande influência e trazem a possibilidade de clientes fiéis ao seu negócio. 

Quando se cita “funcional”, a referência é a abertura fácil, durabilidade, boa impressão e fácil estocagem. Seguindo essa receita, os clientes sempre retornam a qualquer loja e compram produtos com essas características –  consequentemente aumentando as vendas e os lucros das empresas. Criar embalagens complexas ou de difícil manuseamento, não é apreciada pelos clientes, existindo uma grande chance dele não comprar mais determinado produto.

As empresas de marketing de negócios ou empresas pequenas normalmente tem pessoas especiais designadas a essa escolha, cuja sua principal tarefa é entender e também monitorar as tendências comuns de mercado, tendo como objetivo entender o que os clientes desejam em suas embalagens e por que preferem um determinado tipo de embalagem. Em pesquisa realizada pela ABRE, ficou enfatizado que “o design da embalagem, associado ao fácil manuseio e entendimento rápido da sua mensagem, são os que alcançam o maior sucesso e propagação no mercado Brasileiro”. Por essa razão que as pesquisas focadas nas preferências do consumidor ou destacando novas tendências são fundamentais para que os consumidores sejam atraídos pelo produto e a empresa obtenha sucesso e lucratividade.

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